• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
02 fev

Uma casa imponente

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

No Bairro Bandeirantes em Belo Horizonte, MG, a casa com 793 m² foi projetada do zero pelo arquiteto Rogério da Fonseca que também auxiliou os proprietários na escolha do terreno. Imponente, seu estilo contemporâneo aposta nos materiais naturais e no verde com exuberante jardim tropical que privilegia as folhagens.

Feita para um casal de empresários com dois filhos universitários, a uma quadra da Lagoa da Pampulha, a casa foi construída sobre um terreno de 1.000m² que o próprio arquiteto ajudou escolher. "Chegamos a visitar uns cinco lotes nesta região. Por se tratar área tombada, levamos um ano e oito meses para conseguir aprovação junto à prefeitura, IPHAN e IEPHA, desde a compra do terreno até o início da obra", conta Rogério. Segundo ele, os clientes pediram uma área de jardim integrada à casa e uma cascata para ouvir o barulho da água, além de quatro suítes amplas

BRISES DE MADEIRA PARA VENTILAR

No geral, o projeto buscou criar uma casa contemporânea imponente, mas visualmente leve, totalmente integrada ao jardim e, para isso, o arquiteto não economizou em elementos naturais, como pedra, madeira e o verde da natureza. As portas-camarão de madeira ripada na fachada do segundo e terceiro pavimentos funcionam como brises que, além de oferecer privacidade, ajudam a aplacar o sol escaldante na parte da tarde. Já a grade da entrada - em trama geométrica feita com barra chata - tem função de muro e permite que os moradores vejam, sem obstáculos, os imponentes flamboyants na calçada da rua.

Seguindo a orientação solar, o melhor local para instalar a piscina, com maior incidência de sol, foi o fundo do terreno, entre a varanda da sala de jantar e o jardim formado por um "maciço" de palmeiras. A sauna fica integrada à piscina e junto ao banheiro da área de lazer, enquanto a área gourmet se integra à cozinha através de esquadrias de alumínio deslizantes. O painel de azulejo, com 15x15cm, foi criado pelo artista Alexandre Mancini especialmente para esta casa com a intenção de quebrar a rigidez da parede e, ao mesmo tempo, camuflar a porta pivotante que dá acesso ao banheiro da área social e à área de serviço de apoio.

DESIGN ASSINADO

Na decoração, também de estilo contemporâneo, é tudo novo e atemporal. Durante a construção da casa, o cliente foi percebendo que seria importante ter móveis à altura do investimento que estava fazendo na obra e passou a se interessar por peças modernas e atuais do design brasileiro. (Veja nas tags sobre as fotos a referência dos móveis)

Na área social com cozinha integrada, o arquiteto adotou uma paleta de cores naturais e sóbrias para compor a base das salas de estar e jantar, a exemplo do forro ripado do teto em madeira tauari, o piso em placas grandes de mármore branco extra, a parede atrás do sofá revestida em mármore Calacata e o tapete indiano de lã, num tom cru. E acrescentou alguns pontos de cor no mobiliário, como a poltrona Mole, estofada em couro verde oliva, e as cadeiras de jantar, em couro mostarda.

A cozinha tem piso em quartzito crema escovado e polido na bancada e ilha de cocção e os armários da Kitchens tem acabamento em laca na cor grafite para cria um clima mais intimista no espaço. "A intenção nesta casa foi sempre destacar o verde externo. Por isso, escolhemos tons mais sóbrios para a área interna ficar mais limpa", resume Rogério.

Fotos: Estudio NY18

Siga também o nosso Instagram para mais arquitetura, décor e arte.

E conheça nosso Pinterest para se inspirar.

Janina Ester

rogério-da-fonseca; casa-imponente; estilo-contemporâneo; brises-de-madeira; design-assinado
Na sala de estar, rouba a cena o sofá Copaíba de Maurício Bonfim, a poltrona Mole e o banco Mocho de Sergio Rodrigues e a mesa de centro, o par de poltronas Celine, a luminária de piso Memory e as mesas de centro Twist (redondas) de Jader Almeida. Clique para ver +
rogério-da-fonseca; casa-imponente; estilo-contemporâneo; brises-de-madeira; design-assinado
Na sala de jantar, a mesa Bank é de Jader Almeida e as cadeiras Cantu, em couro mostarda, de Sergio Rodrigues. Clique aqui e saiba + sobre este Mestre!
rogério-da-fonseca; casa-imponente; estilo-contemporâneo; brises-de-madeira; design-assinado
Na cozinha Kitchens, a cristaleira iluminada vai do piso ao teto.
rogério-da-fonseca; casa-imponente; estilo-contemporâneo; brises-de-madeira; design-assinado
O jardim tropical é assinado pela Paisagista Flávia D’Urso e privilegia as folhagens.

FICHA TÉCNICA

Tipo de imóvel: residência unifamiliar com 3 pavimentos.

Área total construída: 793m²

Área total do terreno: 1.000 m²

Localização: Bairro Bandeirantes, em Belo Horizonte, MG.

Projeto: Rogério da Fonseca

Escritório: RF Arquitetura

Paisagismo: Flavia D' Urso Paisagismo.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM