• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
15 jan

Base neutra realça obras de arte e design

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Para a reforma de seu novo apartamento, que marca também a nova fase da vida, a arquiteta Ana Moura apostou num décor elegante e de personalidade; e no branco como base para realçar as obras de arte e os móveis de design assinado.

A arquiteta Ana Moura, sócia do escritório Ana Moura Ana Higino Arquitetura, e o marido moravam em um apartamento maior, de 340m², na mesma avenida litorânea, em Recife. Com a decisão das três filhas "Maria" de sair de casa, o casal decidiu se mudar para um apartamento um pouco menor, de 216m², mas com espaço suficiente para receber as meninas, parentes e amigos, especialmente nos meses de férias.

REFORMA COMPLETA

Como o apartamento era antigo, a sala era escura, o piso acarpetado, não havia lavabo e nem closet na suíte máster. Por outro lado, a arquiteta descobriu que havia sido aprovada na prefeitura a abertura de uma janela na sala para aumentar a entrada de luz natural, mas nunca chegou a ser executada, ideia que ela própria colocou em prática. Com a reforma, a varanda (onde hoje fica a sala de jantar) e a cozinha foram integradas à área social, a despensa foi transformada em lavabo, uma parte da área de serviço virou o closet da suíte do casal e ainda foram criadas duas suítes canadenses para receber as filhas.

BASE NEUTRA E MARCENARIAS CLARAS

Como a família morou muitos anos no Rio de Janeiro, o casal acabou se apaixonando pelo estilo de decoração carioca, marcado por base neutra e marcenarias claras, com toques de cor nas obras de arte e em algumas peças de mobiliário. Na decoração, o acervo de arte do casal iniciado no Rio foi levado e o mobiliário composto por peças novas e outras de design assinado que eles já tinham. A mesa de jantar, as cadeiras e o carrinho da sala de jantar são novos e assinados por Jader Almeida. Já o sofá da italiana Minotti, a poltrona Jangada de Jean Gillon, a poltrona Mole e as cadeiras Oscar de Sérgio Rodrigues e a poltrona Up de Gaetano Pesce (também conhecida como Mamma ou Donna) vieram do apartamento antigo. "Cada obra de arte que adquirimos representa uma conquista, uma celebração. Não importa se é uma tela ou uma escultura em barro comprada de um artista pernambucano. Aqui, tudo ou quase tudo tem significado", diz Ana Moura.

PALETA DE CORES

No quesito "paleta de cores, materiais e acabamentos", como a casa está sempre mudando em função do colecionismo dos moradores, a arquiteta adotou uma base clara e neutra para realçar e valorizar as obras de arte - com destaque para as criações dos artistas Cruz Diez, Miró, Beatriz Milhazes e Adriana Varejão - e assim evitar que os espaços se tornassem visualmente poluídos ou pesados. Por isso, a opção pelo piso em placas cimentícias quase brancas, tamanho 1x1m, paredes brancas e marcenarias em laca fosca branca na sala, deixando em tom vibrante apenas a porta de entrada, que ganhou acabamento em laca vermelha. Já a madeira natural aparece em alguns móveis antigos e modernos brasileiros, esculturas, paredes do lavabo e piso dos quartos. "Também apliquei técnicas do Feng Shui no projeto para estimular as boas energias. Não é à toa que as pessoas comentam que adoram estar em nossa casa e se sentem acolhidas", conta Ana.

VEJA TAMBÉM: SOBRIEDADE SEM CARETICE

Fotos: Denilson Machado, do MCA Estudio.


ana-moura; base-neutra; obras-de-arte; design-assinado; reforma-de-apartamento
A poltrona Donna de Gaetano Pesce é uma peça clássica do design. Clique para ver + um apê com ela!
ana-moura; base-neutra; obras-de-arte; design-assinado; reforma-de-apartamento
O empresário Ricardo Moura Júnior, marido da arquiteta, comanda as panelas nas horas vagas!

FICHA TÉCNICA

Projeto: Arquiteta Ana Moura, sócia do escritório Ana Moura Ana Higino Arquitetura

Tipo de imóvel: Apartamento linear

Área total: 216m²

Localização: Praia da Boa Viagem, Recife

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM