Escritório com bossa carioca e jeitão de casa
Foi-se o tempo em que os locais de trabalho eram sérios e sem graça. Hoje muitos espaços corporativos apostam num décor descolado e ambientações que refletem seus ocupantes. Caso deste escritório, projeto do Escala Arquitetura, que tem "estacionamento" de bikes na parede, décor com bossa carioca e jeitão de casa.
Assinado pelas arquitetas Carolina Escala e Patricia Landau, o escritório em questão tem 90 m² e está localizado no Leblon, Rio de Janeiro. Projetado para unir aconchego e funcionalidade, destaca-se como um verdadeiro refúgio urbano. Ao adentrar o ambiente, impossível não se encantar com a atmosfera acolhedora que carrega a bossa carioca, com jeito de casa.
Circundado por um belo jardim, grandes esquadrias de vidro transparente emolduram o exuberante paisagismo externo, trazendo a natureza para dentro do espaço onde o mobiliário, cuidadosamente selecionado, é composto por peças brasileiras de design assinado como a icônica poltrona com banqueta Mole, de Sergio Rodrigues, o versátil sofá modular Mexerica, do estudiobola, as elegantes poltronas Zeca, de Zanine Caldas, e as mesas de centro Tribo, do Studio Faro. No coração do escritório, uma espaçosa sala de estar se integra harmoniosamente à sala de reunião ao fundo, proporcionando um ambiente propício para interações informais e colaborativas. Além disso, espaços como a sala do sócio principal, a copa e o banheiro foram cuidadosamente separados, garantindo privacidade.
SUSTENTABILIDADE E ESTILO URBANO ALINHADOS
Conscientes da importância da mobilidade urbana e da preservação do meio ambiente, os sócios, todos na faixa dos 40 anos, optaram por adotar a bicicleta como meio de transporte para se deslocarem até o escritório. Além de promoverem a atividade física e a saúde, essa escolha contribui de maneira efetiva para a redução da emissão de gases nocivos na atmosfera, alinhando-se com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Pensando nisso, as arquitetas previram suportes na parede da sala que não só servem como estacionamento para as bikes, mas também se tornam verdadeiras esculturas decorativas agregando ainda mais personalidade ao espaço.
"Este espaço é um hub de trabalho que foge ao modelo de escritório tradicional, um lugar pensado para estimular conversas mais informais. Por isso, acrescentamos à estética residencial um toque industrial para deixar o ambiente mais cosmopolita, já que os clientes atuam também fora do Brasil", conta arquiteta Carolina Escada, sobre o projeto que conseguiu transmitir uma essência única ao espaço harmonizando natureza, design brasileiro e funcionalidade urbana.
Fotos: Juliano Colodeti I MCA Estudio
Siga também o nosso Instagram para mais arquitetura, décor e arte.
E conheça nosso Pinterest para se inspirar.
Janina Ester
FICHA TÉCNICA
Tipo: escritório
Área: 90 m²
Localização: Leblon, RJ, Brasil
Projeto: Escala Arquitetura
VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM