• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
24 jan

Reforma da Área Social

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
Projeto: Gabriella Mello Alves, Carolina Lerner e Sabina Kalaoun I Escritório: Studio LAK Arquitetura I Fotos: Ark Fotos

Que tal reformar por partes? O Studio Lak, por exemplo, renovou apenas a área social de 140m² deste apê na Praia do Flamengo, RJ, com vista indevassável do Morro Pão-de-Açúcar e ficou incrível! Para o décor, elegeu um mix de elementos clássicos, ícones do design moderno brasileiro, e peças contemporâneas.

Um casal de advogados, na faixa dos 40 anos, já morava neste amplo apartamento, quando decidiu encomendar às arquitetas Gabriella Mello Alves, Carolina Lerner e Sabina Kalaoun, do @Studio.Lak , um projeto de reforma somente da área social composta de varanda, lavabo, sala de estar, jantar e sala íntima. "Na decoração, os clientes pediram para mesclar as peças mais modernas e clássicas dele com as peças mais arrojadas dela. Além disso, eles queriam uma sala espaçosa com telão que não parecesse uma sala de TV", conta a arquiteta Carolina.

Sem alterar a planta original, as arquitetas projetaram, logo na entrada, uma marcenaria, tipo caixa, que mimetiza as portas de acesso à cozinha, lavabo e sala íntima, ao mesmo tempo que delimita visualmente uma pequena área de estar, com bar. Já na sala principal, a "ilha" do sofá em L delimita, de um lado o estar social e, do outro, uma área com telão embutido na marcenaria ripada que se estende por toda a parede, com um banco suspenso sob ela, de mesma largura.

DÉCOR DE ESTILO ECLÉTICO

De estilo eclético, a decoração é um mix de elementos clássicos, ícones do design moderno brasileiro e peças contemporâneas, "abraçados" pelo piso de tábuas corridas em madeira escura, marcenarias com acabamento em freijó natural e paredes predominantemente brancas. Do acervo do casal, foram mantidos no projeto todas as obras de arte, a mesa de jantar, as cadeiras, o lustre, a poltrona Mole e as quatro poltronas Kilin, de Sérgio Rodrigues, além do par de poltronas Slick, de Sérgio Fahrer. O restante do mobiliário é novo. "Quando os clientes já possuem peças icônicas de design, inevitavelmente acabam norteando a seleção dos móveis novos", informa a arquiteta Gabriella.

Segundo a arquiteta Sabina, o quadro de Burle Marx, em tons de azul e amarelo vibrantes, atrás do sofá da sala, foi o ponto de partida para definir a paleta cromática do projeto. "Como os móveis já tinham cores neutras, usamos cores mais vibrantes nos tapetes, almofadas e alguns móveis soltos de pequeno porte. As cores aparecem também nas outras obras de arte que o casal já tinha", diz ela.

"Sem dúvidas, nosso maior desafio neste projeto foi mesclar o clássico com o contemporâneo de maneira divertida e leve. O resultado final ficou bem harmônico", finaliza a arquiteta Carolina Lerner.

CONHEÇA AQUI AS ICÔNICAS CADEIRAS E POLTRONAS CHARLES EAMES

Fotos: Ark Fotos

Siga também o nosso Instagram para mais arquitetura, décor e arte.

E conheça nosso Pinterest para se inspirar.

Janina Ester


studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
Neste apê na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, a vista do Morro Pão-de-Açúcar é indevassável. Nada mal, hein?
studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
O quadro do Burle Marx em tons de azul e amarelo vibrantes, atrás do sofá na parede principal da sala, foi o ponto de partida para definir a paleta cromática deste projeto.
studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
A marcenaria "tipo caixa" mimetiza as portas da cozinha, lavabo e sala íntima e, ao mesmo, tempo delimita a pequena e charmosa área do bar.
studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
Do acervo do casal foram mantidas todas as obras de arte e mobiliário assinado. Entre as peças novas adquiridas, a Poltronas Diz de Sérgio Rodrigues.
studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
No cantinho de leitura, a Chaise Eames é um ícone do design. Clique aqui para conhecer sua história!

FICHA TÉCNICA

Tipo de imóvel: Apartamento linear

Área social reformada: 140m²

Localização: Praia do Flamengo, Rio de Janeiro, Brasil.

Projeto: Gabriella Mello Alves, Carolina Lerner e Sabina Kalaoun

Escritório: Studio LAK Arquitetura

Tempo total: 6 meses

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM