• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
11 abr

Fazenda Contemporânea

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Em Pará de Minas, interior de Minas Gerais, o sonho do proprietário era construir uma casa de fazenda do século 18, projeto encomendado à arquiteta ÂNGELA ROLDÃO que superou expectativas alinhando ares modernos e funcionais sem perder a atmosfera rural mineira de outrora.

Em uma dessas conjunções astrais em que tudo se materializa para que um sonho seja realizado, todo o madeirame - assoalho, portas (com fechaduras e ferragens) e janelas - foi descoberto e adquirido de duas casas de fazenda demolidas, datadas de 1815, o que deu o ar de autenticidade ao projeto.

Entre os materiais que dialogam com a herança centenária da estrutura, estão o tecnocimento, os ladrilhos hidráulicos e as pedras mineiras, pedra sabão e quartzito de Ouro Preto, que ajudam a resgatar história e tradição.

O quartzito de Ouro Preto, pedra de coloração rosa típica de MG, foi usado abundantemente nas áreas externas e internas. Seu ápice, no entanto, é no lavabo onde ganhou cortes manuais e blocos de alvenaria. Aparece nesse ambiente em diversas composições de formas e acabamentos; ora filetado, ora bruto ou polido um belo mosaico digno de figurar em finas galerias.

Já a pedra sabão, que reveste o banheiro da suíte e realça a passarela de hidráulicos que invade o box, ficou conhecida mundialmente através das mãos do Mestre Aleijadinho. Essa pedra de textura aveludada, cujas maiores jazidas ficam também em Minas, é uma constante nos projetos da arquiteta que honra suas raízes conjugando tradição e modernidade.

Completando o projeto com delicadeza e precisão, os móveis e adornos respeitam a nobreza do espaço. Armários mineiros antigos, jarros e bacias de louça florida ao lado das camas de época, cadeiras de palhinha desencontradas na sala de jantar, gamelas e panelas de pedra no fogão à lenha.

No desenho moderno, obedecendo ao ritmo de janelas e portas das casas coloniais, o que a diferencia é o telhado. Contemplando tudo, lá de cima de seu pé direito alto que mantém a casa ventilada, foi projetado em duas águas numa conceituação mais moderna, concebido como estrutura autônoma e solta das alvenarias, o que determina o belo corredor central.

Fotos: Daniel Mansur

fazenda-contemporânea
O belo paisagismo, que valoriza a beleza natural do lugar, é de Thiers Matos, do escritório Matos e Renault Paisagismo.
fazenda-contemporânea
A cozinha inspirada nas mais puras tradições mineiras foi executada com esmero pela Linea D'Oro que sabe traduzir com sensibilidade qualquer estilo de projeto.
fazenda-contemporânea
O quartzito Ouro Preto, pedra de coloração rosa típica, cujas maiores jazidas ficam em MG, entrou neste ambientes com diversos cortes e paginações. Ficou um escândalo de bonito!
fazenda-contemporânea
O Banho da Suíte é todo feito em Pedra Sabão, pedra típica mineira cujas maiores jazidas ficam em Minas Gerais, como a ardósia e o quartzito. A maioria de sua produção é exportada.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM