• amplio
  • templuz
  • casa-e-tinta
  • sumisura
  • o-pecado-dos-provadores
  • quarto-infantil-montessoriano
10 nov

5 Lições do Design Escandinavo

Interiores
5-lições-do-design-escandinavo
Teto e paredes brancas aliados ao piso claro são características do design escandinavo.

Pode ser o clima nórdico com seus invernos rigorosos. Pode ser o sol que se põe mais cedo ou mesmo a herança Viking; fato é que o design de interiores nessa região oposta ao Brasil tem algumas lições décor para nos dar.

Nos países escandinavos; Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia, e Finlândia, os interiores são simples e aconchegantes, sem arroubos ou "mirabolâncias" décor, apenas o essencial voltado para o conforto e a funcionalidade como nos mostra esse típico apartamento em Vasastan, Estocolmo.

Nos últimos anos esse modelo racional de pensar a casa tem se propagado pelo mundo e o motivo é fácil de compreender. Nessa equação décor que poderia resultar em austeridade, o resultado é uma elegância genuína. E o Brasil não fica de fora. Em Belo Horizonte, a primeira loja da tradicional BoConcept dinamarquesa abriu suas portas trazendo o pra cá o estilo e reforçando as cinco lições, entre outras tantas, que o design escandinavo pode nos dar.

A VALORIZAÇÃO DA LUZ NATURAL

Pelo tempo se apresentar escuro grande parte do ano favorecendo o clima intimista, os ambientes escandinavos são alegres. Os projetos maximizam a luz natural através de janelas generosas, pés direito altos, aberturas zenitais e integração de ambientes, já que espaços compartimentados sempre "fecham". Tons claros aparecem em pisos, paredes, objetos, vidros e espelhos para ampliar e duplicar a luminosidade.

A SUAVIDADE DAS CORES

As cores do design escandinavo são claras e apostam nos tons neutros. Sua gama passeia pelo bege, areia e marfim com pinceladas de preto, cinza e azuis. Mas quem reina absoluto, sem dúvida, é o branco. Com seu poder de iluminar e ampliar espaços, o branco aparece em revestimentos, móveis, paredes, pisos e tetos.

A NATUREZA COMO COADJUVANTE

Como observou Nuno Almeida, do blog Decorando com Estilo, "Interiores escandinavos fazem referência a paisagens ricas em lagos, florestas, rios e montanhas". É como se os escandinavos convidassem a natureza a fazer parte do dia a dia da casa. Se trazer a natureza para dentro é uma tradição, o conceito se estende também ao uso de acabamentos e materiais naturais. A madeira - geralmente o pinus, bétula ou teca de manejo sustentável - é usada em pisos, paredes, móveis e adornos. Os revestimentos têxteis apostam na pegada natural com fibras, linho, algodão e couro. As peles entram em cena jogadas em sofás, revestindo poltronas e cadeiras e cobrindo camas.

A ELEGÂNCIA DA SIMPLICIDADE

Os espaços são minimalistas, sem serem frios. A sustentabilidade, o artesanato e o fazer manual são valorizados em peças pontuais. Os ambientes são otimizados por armários embutidos, nichos, estantes e prateleiras. Cozinhas abertas com ilhas e bancos para a confraternização são comuns e os móveis primam pela funcionalidade sem descartar a elegância do design que faz parte do DNA escandinavo.

A FORÇA DO DESIGN

Alguns dos designers mais influentes do século XX, cujas peças são cobiçadas em todo o planeta pelos design's lovers, vieram daqui. Entre eles Eero Saarinen, Alvar Aalto, Arne Jacobsen e Verner Panton, alguns dos designers mais influentes do século XX.

5-lições-do-design-escandinavo
O parquet claro é original do apartamento que data da virada do século.
5-lições-do-design-escandinavo
O design faz parte do DNA escandinavo que você encontra na BoConcept Brasil. Dê um clique para ver.
5-lições-do-design-escandinavo
Cinzas e azuis fazem parte da paleta escandinava elegante, que você encontra na BoConcept Brasil. Dê um clique para ver.
5-lições-do-design-escandinavo
Os armários pretos da cozinha contrastam com o branco que predomina nos ambientes.
5-lições-do-design-escandinavo
Mix de texturas, fibras naturais e mantas fazem parte do aconchego dos ambientes escandinavos.

FICHA TÉCNICA

Alternativ Planlösning: Plano alternativo

Balkong - Varanda

Sovrum - Quarto

Kök - Cozinha

Badrum - Banheiro

Vardagsrum - Sala de Estar

Kakelugn - Lareira

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM