• templuz
  • projeto-em-casa-tombada
  • troncos-na-decoracao
  • piso-terracota
  • decoracao-de-apartamento-no-rio
26 jan

Verner Panton, Pleased to meet you

Garimpo

Idealizador da cartela Pantone e da Panton Chair, entre outros, o dinamarquês Verner Panton expandiu sua criação também para luminárias icônicas que agora chegam à BoConcept Brasil.

Nos Anos 50, enquanto todos trabalhavam a rigidez do ferro e a sobriedade das cores neutras, o dinamarquês Verner Panton, nascido em Gentofte na Dinamarca, 1926, e formado em Arquitetura pela Academy of Art de Copenhagen, deixou seu legado explorando novos materiais, possibilidades e cores vibrantes.

Antes de montar seu estúdio, estagiou com Arne Jacobsen, outro expoente do Design. Ao alçar vôo solo, porém, Verner Panton mostrou ser um visionário ao romper com a tradição corrente de linhas puras e neutras e investir em insumos inovadores como o plástico, fibra de vidro e espuma.

Sua Panton Chair, objeto de desejo de 10 entre 10 designers lovers, foi a primeira cadeira feita de uma única peça de plástico moldado com acabamento liso dos dois lados. Atribui-se a ele também, os conceitos precursores dos espaços integrados (sem separações entre o mobiliário, decoração e circulação) e o das cadeiras empilháveis. Para garantir as cores que queria usar em suas peças arrojadas, Panton criou o esquema Pantone. A ideia da cartela Pantone foi comprado em 1962 por Lawrence Hebert e tornou-se o sistema mais utilizado e famoso do mundo até hoje.

Conhecido como o "enfant terrible" por seus projetos ousados como A Casa Desmontável (1955), A Casa de Papelão e A Casa de Plástico (1960), Verner Panton expandiu sua criação também para luminárias. As peças que carregam a pegada vanguardista do designer podem ser encontradas agora, com exclusividade, na BoConcept Brasil em Belo Horizonte.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM