• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
12 may

Projeto Farkasvölgyi

Não são apenas as linhas onduladas inspiradas nas montanhas de Minas Gerais, mais precisamente Nova Lima, e a sobreposição de volumes em ângulos sinuosos e curvas marcantes que fazem diferença no projeto de arquitetura desta casa. Assinado por Bernardo Farkasvölgyi, erguido numa topografia acidentada, típica da região, em um terreno de cinco mil m², o projeto de 2,5 mil m² de área construída apresenta quatro níveis diferentes, distribuídos a partir do andar térreo onde estão localizadas a área social, lazer e a cozinha. O projeto contempla ainda um SPA, área fitness, jardins e piscinas, que ocupam o mesmo patamar.

A entrada principal, com acesso a partir de uma passarela que começa no nível da rua, está no segundo piso. Nesse andar ficam a sala de estar e o trio de suítes interligado a uma única varanda e que são acompanhados por um escritório e uma pequena copa de apoio com banheiros. Abaixo da ala particular, o projeto privilegiou o living de pé-direito duplo, home theater, lavabo, sala de jantar, cozinha, dispensa e espaço gourmet, que se integram à piscina a partir de portas de correr do piso ao teto, como grandes panos de vidro em estruturas de alumínio.

O projeto de Farkasvölgyi claramente tira partido da natureza do entorno, partindo da integração interior com o exterior da casa. Sua implantação também privilegia a incidência solar através de suas generosas aberturas por onde a iluminação natural entra abundante. No subsolo ficam garagem, um estar com lareira, área de serviço e as dependências de empregados. Todos os ambientes se comunicam entre si por elevador e escadas. As linhas orgânicas, fluidas, juntamente com inesperadas jogadas geométricas criam agradável impacto visual no conjunto arquitetônico. A leveza dos materiais escolhidos, assim como a dos revestimentos; vidros, estruturas de alumínio, pintura texturizada branca e um discreto paisagismo, com gramado e árvores preservadas, reforçam o estilo contemporâneo do projeto.

Matéria de Norma Santos, jornalista e designer de interiores

Fotos: Jomar Bragança

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM