• casa-cor-mg
  • a-de-arte
  • hotel-kakslauttanen
  • o-que-e-wall-washing
  • a-casa-de-marc-jacobs
26 may

Apê da Colecionadora em São Paulo

Projetos

A moradora deste apartamento no Jardim Paulistano que vive hoje entre Nova York e Brasil é uma apaixonada pela Arte. O desafio da arquiteta CONSUELO JORGE foi criar um espaço moderno e arrojado para o acervo da proprietária que conciliasse com o aspecto lúdico de um lar para a família.

A história de vida da moradora deveria ser valorizada e por isso logo à entrada já se pode pressentir o que está por vir: um projeto nem um pouco convencional. O acesso ao imóvel se dá através de uma "caixa" feita em madeira certificada pinus finlandês com acabamento em acrílico fosco e fechadura biométrica; essa "caixa" faz a transição entre o externo e o interno.

O "universo paralelo" no interior tem área generosa de 600 m² e as cinco suítes originais foram transformadas em apenas duas para que o espaço ganhasse mais amplitude e jeito de galeria, aspecto reforçado pelas paredes brancas e pelo piso único em limestone baiteg blue. A base neutra realça as obras de arte.

Aliás, a Arte adquirida pela moradora ao longo do tempo no Brasil e nas andanças pelo mundo se espalha por todos os ambientes do apartamento com obras de Franz Krajcberg, Leonilson, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, cadeiras do século XII e instalações de Mira Schendel, entre outros. Mas é no living de 120 m² que a colecionadora expõe suas maiores preciosidades: telas de Liuba Wolf, Tunga, Mira Schendel, Anjo do Mestre Valentin e caixa de madeira de Ángel Ramirez.

Para a decoração, foram escolhidas peças de design como o como o sofá Extra Soft da Living Divani de quase 5 metros de Piero Lissoni e tapete nepalês Zili Aloe sobre o qual repousa a Trança de Cobre de Tunga. Complementando o décor assinado, a cadeira de balanço On, criada em 1977 por Oscar Niemeyer, e a luminária de pé Tolomeo Mega dos designers Giancarlo Fassina e Michele De Lucchi.

A sala de jantar também se transforma em plataforma artística e recebe uma escultura de Liuba Wolf dos anos 60, tela de Tomie Ohtake e um genuflexório mineiro do Sec XIX. Na cozinha optou-se pela tecnologia do tampo em corian concrete e portas dos armários em vidro, afinal este ambiente se integra ao jantar composto de mesa Tense do designer Designer P and M Cazzaniga e poltronas Flow de Jean-Marie Massaud.

NO ESCRITÓRIO, UMA PASSAGEM SECRETA!

Neste ambiente, as estantes com portas pivotantes iluminadas para exposição dos livros e objetos, como o trabalho de arte cinética de Palatinik, dão acesso ao home theater que chama atenção pelo conforto do sofá Tufty Time de Patricia Urquiola para B&B Italia e poltrona Smoke Chair de couro natural do designer Maarten Baas.

A ala íntima dá continuidade ao mesmo conceito: Arte e Design. A suíte máster foi trabalhada em tons claros e móveis assinados. Já o quarto da filha de 11 anos algumas pitadas de cor são acrescentadas trazendo vida ao ambiente.

O banheiro da suíte máster causa impacto com sua parede de mármore preto Nero Portoro em contraste com o restante em branco único. Sob o piso de Cumaru Rústico, está a banheira Napoli da Doka. Os metais e chuveiro são da Grohe.

Fotos: Fran Parente

Apê da Colecionadora em São Paulo
No quarto da filha de 11 anos cama Poliform Big Bed da designer Paola Navone e a tela gigante “Eu e o Coelho” da Cristina Canale.
Apê da Colecionadora em São Paulo
O banheiro da filha, todo branco, reflete seu lado “princesa” com adornos delicados, louças Duravit, banheira e bica de pé Cheshire da Doka e metais Grohe.
Apê da Colecionadora em São Paulo
Na suíte master, cama Febo de Antonio Citterio para a B&B Italia e poltrona e pufe de Portofino Bergere da Minotti, design by Rodolfo Dordoni. A foto em P&B é de Claudia Andujar.
Apê da Colecionadora em São Paulo
O lavabo, cuja porta é camuflada pela “caixa” de madeira na entrada é revestido com pintura cimento Mr. Cryl e cuba esculpida em mármore Limestone baiteg blue.

FICHA TÉCNICA

Arquitetura: Consuelo Jorge Arquitetos
Localização: Jardim Paulistano, São Paulo - SP, Brasil
Área: 600.0 m2
Ano de Conclusão: 2013

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM