• abatjour-de-arte
  • linea-d-oro
  • house-plant
  • iate-bugatti
  • reforma-com-pegada-retrô
  • casa-solis
23 jun

A pedra e a casa

Projetos

No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho. Foi a rocha no terreno, e a paixão do proprietário pelos materiais naturais, que determinou o projeto desta casa batizada de The Pierre – A Pedra em francês, assinado por Tom Kundig do Olson Kundig Architects, escritório de Seattle.

Para que a residência ficasse quase mimetizada à deslumbrante natureza pétrea da ilha de San Juan nos EUA, a arquitetura virou coadjuvante com materiais ásperos, telhado verde e folhagem. Para conseguir essa interação com a natureza foram usadas brocas, alicates e picadores hidráulicos, serras, ferramentas manuais e muita dinamite para que a rocha fosse escavada na medida certa. O entulho gerado, porém, não foi descartado. Ao contrário. Foi reutilizado como agregado esmagado no piso de concreto e na estrutura da casa.

Contrastando com a natureza agreste e embora a rocha também invada o interior, os ambientes da casa foram trabalhados com grandes panos de vidro, por onde a luz natural entra em abundância, mobiliário de luxo e obras de arte. Marcas da escavação foram deixadas expostas em toda a cantaria, uma lembrança constante de sua origem. A casa funciona em um único andar e quase em seqüência se encontram a cozinha aberta, sala de jantar e sala de estar. Uma enorme porta de vidro e aço, de giro, abre-se para o terraço. Apenas a suíte de hóspedes fica um pouco afastada do bloco principal. Usando aço-carbono, cimento liso, drywall e uma arquitetura inteligente, o projeto do Olson Kundig nos mostra o total respeito ao seu entorno e que a arquitetura pode - e deve - dialogar com a natureza.

OK - OLSON KUNDIG

Olson Kundig é um escritório de arquitetura e design, liderado por cinco proprietários em Seattle e obras em todo o mundo. Em seu portfólio constam residências, arranha-céus, museus, templos, exposições, intervenções urbanas e design de interiores. Seu trabalho parte do conceito de que os edifícios projetados podem servir de ponte entre a natureza, a cultura e as pessoas, e que arredores inspiradores influem diretamente na vida humana.

FICHA TÉCNICA

Arquitetura: OK - Olson Kundig

Local: San Juan Island, San Juan Islands, EUA

Tipo: Residência

Área: 2500 m²

Projeto: Tom Kundig, FAIA

Design de Interior: Charlie Hellstern

Ano: 2010

Fotos: Benjamin Benschneider e Dwight Eschliman

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM