• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
09 out

Um loft em Kiev

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
Decor de loft
A sala de estar recebeu sofá modular cinza e amarelo, em L, e o tapete com a mesma paleta de cores.

Embora não esteja num edifício novo, no centro de Kiev, este apartamento ganhou ares industriais, tipo loft, no projeto do escritório ucraniano Martin Architects, de Igor Martin e Olga Novikova, para atender o jovem cliente, um advogado rico que queria um apartamento de solteiro do século 21.

Mantendo vigas e tijolos originais expostos e o concreto aparente, o projeto apostou na integração dos ambientes e nos tons masculinos como cinzas e marrons. A possível frieza desta composição fabril, no entanto, foi totalmente afastada pelos profissionais por conta das cores, texturas e materiais usados. A madeira entrou em abundância no piso, nas paredes, no pilar trabalhado que dá boas vindas aos visitantes e nos pallets que servem de suporte para o jardim de hortaliças da sala de jantar. Pitadas de amarelo se espalham sobre tapetes, sofás, quadros e almofadas, e o "laranja sanguíneo" aparece na porta, fundo do armário e nos fios dos pendentes do banheiro não deixando nenhuma dúvida quanto ao aconchego visual do espaço.

Para integrar os ambientes e atingir o desejado aspecto de loft foi usada uma porta de vidro com grades definindo o espaço da ala íntima, mas criando um visual contínuo. O quarto se conecta à área de trabalho através de grandes portas de correr e o espaço tem uma esplendida tem vista da cidade. Para compor o decor, os móveis e elementos deste loft contemporâneo foram desenhados pelo próprio arquiteto (que fez neste trabalho sua estréia no design de mobiliário) e executados por empresas locais. A jovialidade do proprietário fica expressa se observarmos pequenos toques lúdicos acrescentados ao decor, como o quadro Shaun the Sheep na sala, o grafite na parede escura do canto da cozinha e o outro grafite sobre os tijolinhos da sala de jantar.

O banheiro também é um ponto forte do decor, com as caixas industriais de madeira, banheira de cobre, cuba de pedra, iluminação com fios vermelhos e uma escultura de raízes pontuando o centro do espelho que vai de fora a fora na parede. Outro detalhe de relevância neste apartamento é seu nível de tecnologia e automação. Através do sistema "casa inteligente" todos os comandos podem ser executados através do telefone do proprietário. Como li recentemente em algum lugar, "Em meio a tantas notícias duvidosas, este loft na capital ucraniana é um pequeno lembrete de talento cultural da cidade e de esperança ousada para o futuro".

Fotos: Igor Karpenko

Decor de loft
A porta de correr que separa o quarto da área social define os espaços sem criar barreiras visuais.
Decor de loft
A ilha, que comporta a lareira, separa a cozinha da sala.
Decor de loft
A madeira na parede do quarto garante o clima aconchegante.
Decor de loft
O banheiro é um ponto forte do decor, com as caixas industriais de madeira, a iluminação com fios vermelhos e uma escultura de raízes pontuando o centro do espelho que cobre toda parede, arrojadíssimo.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM