• Botteh
  • casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • urban-arts; urban-arts-ponteio; galeira-de-arte; quadros; quadros-decorativos
  • capa-spa
  • prima-linea; prima-linea-decorações
  • Décor do Apê de Aluguel para Solteiros
05 jan

Reforma e decor retrô

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
reforma-de-apartamento; estilo-retrô; decoração-contemporânea; tacos-de-madeira; baywindow
Essa é a Poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues. Um ícone do design!

Imagine um pequeno edifício construído em 1929 no tradicional Bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, super charmoso e preservado. Acrescente um apartamento de 180 m² ali localizado, cuja reforma e decoração teve o cuidado de manter detalhes construtivos da época e preservar o ar retrô.

O piso em tacos de madeira, o pé direito alto e as esquadrias clássicas, amplas, em madeira com vidro ou veneziana, foram paixão à primeira vista para o casal de advogados que tem um filho de seis anos.

Logo após a aquisição do apê, a infraestrutura dos espaços passou por um processo de restauração e reforma para uma melhor adequação e distribuição, mantendo os três quartos originais - sendo que um deles foi transformado em home office - os dois banheiros e lavabo, sala de estar e jantar, copa cozinha e dependência completa de empregada. Mas… faltava aquele toque personalizado e acolhedor na decoração e o escritório Bezamat Arquitetura foi requisitado para dar conta do recado.

No projeto, o desafio das arquitetas Cristina e Laura foi evidenciar as características originais e privilegiadas, em estilo retrô, do apartamento, mesclando e agregando elementos contemporâneos para dar leveza, que se harmonizaram como uma luva.

A base escolhida para as paredes e forros dos ambientes naturalmente vintage foi o branco e o cinza, cor predileta dos clientes. E para "quebrar", como um detalhe ousado, foi inserido o tom de damasco para a laca do rack da TV.

TACOS DE MADEIRA E DECOR ATEMPORAL

E nem poderia ser diferente, já que, para mim, pisos de taco desse tipo são verdadeiras preciosidades e fico espantada quando algumas pessoas os substituem por porcelanatos!

Mas, começando pelas salas de estar e jantar de pé direito alto e paginações diferentes nos pisos que mesclam madeira clara e escura, foi criado novo layout misturando os poucos móveis herdados do antigo endereço - caso da "Cadeira Mole" de Sérgio Rodrigues, da mesa de jantar e de uma cadeira que era da avó da cliente (ao lado do aparador na sala) - a outros móveis de linhas retas, muitos com detalhes alusivos à década de 20, como as ripas de madeira e a palhinha; conferindo assim aos ambientes um estilo atemporal, contemporâneo chic.

VOCÊ PODE GOSTAR DE: TACOS DE MADEIRA

A venezianas e as cortinas fluidas deixam entrever as ruas arborizadas lá fora e os objetos e obras de arte espalhadas pelas paredes criam um ar cosmopolita e moderno. No quarto do casal, um banco de marcenaria com futon foi projetado para preencher todo o espaço de recuo de uma das janelas, ganhando ares de baywindow. O home office segue a mesma linha, mesclando mobiliário de estilo mais leve, que se contrapõe aos detalhes da arquitetura e no quarto do menino muitas cores foram exploradas. Nesse ambiente, o verde e o azul se sobressaem para compor todo o conjunto lúdico.

O prédio e sua preservação é um símbolo da resistência à especulação do mercado imobiliário, que infelizmente muitas vezes não respeita o Patrimônio. E traz toda uma particularidade arquitetônica que não foi perdida e é só encontrada em imóveis antigos. O projeto de reforma e decoração assinado pelo Bezamat Arquitetura desse apartamento único e especial é também o resultado dessa reverência ao passado, uma integração muito bem feita entre dois momentos - o novo e o antigo - trazendo espaços que majestosamente conseguiram transpor o tempo, criando um conjunto elegante e raro.

VEJA TAMBÉM: 5 DICAS PARA FAZER SUA COZINHA RETRÔ ACOLHEDORA

Fotos: Denilson Machado I MCA Estudio

FICHA TÉCNICA

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM