Reforma de apê com piano na sala e vidro inteligente
Essa história começa assim. Um dia um casal na faixa dos 40 anos, ele médico e ela advogada, decidiu que queria morar num imóvel maior, mais funcional e iluminado; ideal mesmo que tivesse também uma estética contemporânea e limpa. E é aí que entra a aquisição deste apê de 70 m² em Niterói.
Imóvel adquirido, sua reforma e decoração foram entregues aos arquitetos Felipe Maia e Marina Romeiro, do escritório Maia Romeiro Arquitetura, cujo trabalho o casal conheceu pelo Instagram. Os detalhes foram acertados: bastante espaço de armazenamento, poucos móveis e mobiliário moderno. Do apartamento antigo ficariam apenas o piano, a cama, o sofá da sala e a cadeira de escritório, sendo que estes últimos, o sofá e a cadeira, foram repaginados para harmonizarem com restante que é todo novo. "Partimos do conceito de um espaço visualmente integrado, limpo e com uso pontual de cor. Pensamos nas perspectivas que íamos criar, de um cômodo ou ângulo para o outro, para obter vistas interessantes, explorando pontos de cor e texturas", explica Marina.
PIANO NA SALA
VEJA TAMBÉM: COMO LETRA E MÚSICA
A sala de estar, que é relativamente pequena, deveria abrigar o piano o preto vindo do apê antigo que, convenhamos, por mais lindo que seja, é um elemento volumoso e visualmente pesado. Assim, inseri-lo de forma leve neste novo contexto foi um dos desafios deste projeto que acabou ditando as cores claras como base. Explorando texturas e tons suaves no restante do cômodo, como os painéis brancos com frisos que revestem a parede principal e camuflam a porta para o corredor íntimo e as áreas de armazenamento, os arquitetos conseguiram equilibrar o volume do instrumento.
"Outra medida para adequar o piano ao estar foi transferir a sala de jantar para a copa, integrada à cozinha. Como cozinhar é um hobby dos proprietários, projetamos uma cozinha que, embora seja pequena, é completa e funcional. A área de serviço também foi reduzida a um espaço mínimo, integrada à cozinha", conta Felipe. E por falar em cozinha... A cozinha é, sem dúvida, um dos cômodos mais ousados em relação às cores, com armários superiores em azul criando uma conexão visual com o painel de azulejos e alguns quadros com traços no mesmo tom. E a ousadia pararia por aí, não fossem as cadeiras da mesa de jantar escolhidas na cor mostarda. "Azul e amarelo são cores primárias, e reforçam o conceito da estética limpa", complementa o arquiteto.
VIDRO INTELIGENTE NO BANHEIRO
No quarto do casal, a paleta de cores é neutra e explora os tons de branco, freijó e um verde acinzentado na parede da cabeceira. Dessa forma, os clientes têm maior versatilidade na hora de dispor a roupa de cama e os adornos. Já o segundo quarto deu origem ao escritório, integrado à circulação, que pode se tornar um espaço reservado com o fechamento das portas de correr.
Agora, a grande movimentação deste projeto aconteceu mesmo foi no banheiro. Os arquitetos contam que os clientes estavam abertos a conceitos disruptivos (olha que maravilha!), e assim algumas propostas mais ousadas foram acatadas como a integração dos ambientes e a modificação no layout dos banheiros. Os dois banheiros existentes, o da suíte e o social, foram unidos em um único banheiro, quase uma sala de banho, com banheira e chuveiro duplo. Elegante, com seus metais pretos, todo seu fechamento para o quarto, escritório e corredor é feito por uma esquadria com vidro inteligente, que fica translúcida ou opaca de acordo com necessidade dos moradores. Esta mudança eliminou a suíte e o grande banheiro passou a atender tudo, reforçando conceito de integração. Parte de um dos dois banheiros deu ainda origem a um pequeno closet, cujo fechamento segue a mesma linguagem da esquadria do banheiro.
"O vidro inteligente do banheiro foi o investimento mais alto da reforma e o maior desafio, pois era algo muito específico e fazia toda diferença no conceito integrado do projeto. Para conseguir uma empresa que fizesse esse fechamento com bom custo e boa recomendação, tivemos que recorrer a um fornecedor de São Paulo" contam os arquitetos "Mas no fim deu tudo certo e a tecnologia do vidro funcionou perfeitamente", finalizam.
Fotos: Denilson Machado do MCA Estudio
FICHA TÉCNICA
Tipo de imóvel: apartamento linear
Localização: Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.
Área total: 70m²
Projeto: Felipe Maia e Marina Romeiro, escritório Maia Romeiro Arquitetura
VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM