• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
30 set

Reforma de apê com pegada escandinava

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Tons claros, neutros e naturais, espaços integrados e pegada escandinava marcam a reforma deste apê de 140m² em São Paulo que começou tumultuada, mas ganhou final feliz com o novo projeto da arquiteta carioca Paula Müller.

Nem sempre a escolha de um arquiteto para fazer a sua casa, ou reformar, dá certo. E experiências traumáticas, e até dispendiosas, podem acontecer. Mas, isso não quer dizer que, se corrigidos a tempo, os equívocos não possam ter um final feliz, caso deste projeto. Em busca de mais espaço, um casal na faixa dos 40 anos, com uma filha de dois anos, comprou este apartamento de 140m², no Bairro dos Jardins, Zona Sul de São Paulo, e logo encomendou um projeto de reforma e decoração a uma arquiteta com escritório na capital paulista. Mas não rolou... Insatisfeita com o resultado e com o atendimento, por recomendação de uma amiga que mora no Rio de Janeiro, a nova proprietária decidiu então contratar a arquiteta carioca Paula Müller que topou o desafio de fazer um novo projeto, do zero.

BRIEFING DO NOVO PROJETO

Com a escuta ativa para atender às demandas da cliente, a arquiteta fez um novo projeto sob medida. Apostou em poucos móveis para deixar a circulação mais fluida, num visual "clean" com decoração clara e neutra, com o mínimo possível de cores, e criou muitos armários, já que o imóvel anterior do casal era carente de espaços de armazenamento. Novo projeto aprovado, com honra e louvor, mãos à obra!

MÃOS À OBRA

Com a reforma, o apartamento foi praticamente colocado abaixo. No novo layout, a varanda gourmet e a cozinha foram integradas ao living central. "Locamos a mesa de jantar, que é maior, na varanda gourmet, já que no outro lado do living, bem em frente à bancada de cocção tipo península da cozinha, fica a mesa de almoço, menor", conta Paula Müller e acrescenta: "por ser repleta de armários e ainda contar com churrasqueira e depurador camuflado na marcenaria, a bancada em corian da varanda gourmet se tornou um apoio super prático à mesa de jantar, deixando este espaço mais independente da cozinha". Já os outros cômodos do apartamento foram redivididos com a ajuda de armários-divisórias e painéis de marcenaria. Até o hall do elevador, que é privativo, foi renovado, seguindo a mesma linguagem estética adotada na área social.

DECORAÇÃO COM PEGADA ESCANDINAVA

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo atemporal, com pegada escandinava, é tudo novo. Até os enxovais dos quartos e as louças e utensílios da cozinha foram selecionados pela arquiteta com a ajuda de um personal organizer. A maior parte dos móveis foi adquirida na Novo Ambiente de SP, priorizando o "combo" leveza visual, conforto, praticidade e atemporalidade em cada peça. A paleta de cores eleita é integralmente neutra, clara e sóbria. Por isso, os tecidos de estofamentos e cortinas, o tapete e o piso da área social passeiam dos tons off white ao cinza claro, enquanto as marcenarias ganharam acabamento em madeira natural, também clarinha. Mas, para quebrar a monotonia cromática sem pesar visualmente, foram acrescentados toques de verde, que aparece nas plantas, vasos e almofadas.

Já na área íntima, os quartos ganharam piso flutuante amadeirado e marcenaria ora com acabamento em madeira ora em laca cinza - sempre em tons claros - com direito a papel de parede tipo linho no dormitório do casal e pintura artesanal na parede do dormitório da filha, feita pelo ateliê A Casinha. Ou seja, o que começou como um tiro n'água teve um final super feliz. O apê ficou uma graça!

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM: 5 LIÇÕES DO DESIGN ESCANDINAVO

Fotos: Maura Mello I Produção visual: Comfí Arquitetura e Interiores

FICHA TÉCNICA

Projeto: Arquiteta Paula Müller

Área: 140 m²

Localização: Bairro dos Jardins, São Paulo

Tempo total: 7 meses (da elaboração à decoração)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM