• apartamento-repaginado; reforma-sem-quebradeira; decoração-suave; cama-debaixo-da-janela; decoração-rosé
  • https://www.youcanfind.com.br/?lerMais=1
20 jan

Reforma com varanda integrada, sofá em ilha e clima de lounge

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Estamos em constante mutação; no trabalho, na vida, na maneira de nos relacionar com a casa. Por exemplo, filhos nascem e crescem, e com isso surgem novas necessidades no lar que podem ser garantidas com uma boa reforma!

E foi isso que aconteceu neste apartamento de 160 m² na Barra da Tijuca, RJ, de frente para a Lagoa de Jacarepaguá e com um a vista de tirar o fôlego. O casal, ele, comentarista esportivo e ela dona de casa, com dois filhos de 8 e 13 anos, já morava no imóvel, mas sentia a necessidade de adaptá-lo à atual rotina de cada membro da família. Assim, fizeram contato com a arquiteta Camila Fleck que comandou a reforma que contemplou toda a área social, a varanda e os três quartos. "A cozinha e os banheiros ficaram para a segunda etapa do projeto", explica ela.

INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES

Entre as solicitações dos clientes estavam a eliminação da esquadria da varanda para sua integração total à sala, junto com a área gourmet, abrindo um novo espaço para a sala de jantar, que passou a ocupar o lugar da antiga varanda. Os clientes também pediram para atualizar os quartos dos filhos que não eram mexidos há muitos anos, não só do ponto de vista estético como também considerando a atual faixa etária de cada um, incluindo bancadas de estudo. Já para o quarto do casal, o marido pediu um espaço para ser usado como escritório, com uma bancada espaçosa, pois após a pandemia ele passou a trabalhar de casa.

Demandas colocadas, mãos à obra! Além de eliminar a esquadria, a arquiteta demoliu também a churrasqueira da varanda e substituiu o piso existente de toda a área social por um porcelanato cinza, o que conferiu a sensação de ainda mais amplitude ao espaço. Ainda na área social, chamo atenção para o protagonismo da marcenaria. Neste ambiente, no lugar da antiga esquadria que delimitava a varanda, a arquiteta criou um grande portal amadeirado, com armários nas laterais e uma sanca iluminada no limite da viga. Repare como este volume dialoga com o painel também criado no lado oposto da sala que "envelopa" todo hall de entrada, dando a impressão de ser uma grande caixa de madeira; e continua na parede principal, mimetizando a porta de correr que dá acesso à cozinha.

DECOR CINZA, MADEIRA E SOFÁ MODULAR EM ILHA

"No quesito decoração, o casal me apresentou referências em tons de cinza e madeira e ambientes bem modernos, com atmosfera minimalista", conta Camila Fleck. E assim foi feito. Porém a arquiteta não só seguiu as referências, como acrescentou lindamente tons suaves e texturas através de toques pontuais em almofadas, mantas, quadros e adornos para conferir aconchego.

Uma coisa que eu gostei demais, e que reforça a tal integração desejada, é que a escolha do sofá da sala recaiu sobre um modulado disposto em ilha (com assentos voltados para todos os lados e encosto móvel), criando assim uma atmosfera descontraída de lounge, que atende a diversas funções: ver TV, relaxar, conviver em família e reunir amigos. Além da versatilidade desse tipo de móvel, outra vantagem é que esse o sofá modular em ilha ocupa menos espaço que a tradicional configuração de dois sofás, e ainda apresenta um visual bem mais leve.

Na ala íntima o porcelanato da área social foi substituído pelo piso vinílico amadeirado deixando-a mais acolhedora. Se o quarto do casal foi trabalhado com a paleta de cores nude e seus subtons, os quartos dos dois filhos ganharam, respectivamente, cinza e azul. E como ambos adoram Basquete (o pai é comentarista esportivo, lembra?), Camila tirou partido dos elementos existentes relacionados ao esporte. Cesta!

PROJETO PARA A ÁREA SOCIAL DE UMA APÊ ALUGADO

Fotos: Gustavo Bresciani

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM