• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
04 nov

​Pied-à-terre em Ipanema, microapartamento inspirado nas casas na Grécia.

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Só para você ter noção, uma área razoável de um quarto nem muito grande, nem muito pequeno, gira em torno dos 12 m². Esse microapartamento - completo - tem ao todo 27 m². Seu estilo rústico, chique e natural foi inspirado no visual das casas de Santorini, na Grécia.

Essa é mais uma daquelas histórias de casa que começam por causa de uma necessidade: a proprietária, uma mulher na faixa dos 40 anos que trabalha com arte mora em São Paulo, e viaja bastante. E como o Rio de Janeiro é um de seus destinos recorrente, ela quis um pied-à-terre em Ipanema. Nada mal, hein? Para a reforma total do microapartamento convocou a Bric Arquitetura e encomendou aos arquitetos Mariana Teixeira e Pedro Pantoja um projeto inspirado no decor mediterrâneo com elementos do Modernismo carioca. Deu carta branca a eles.

ESTRATÉGIAS PARA "AUMENTAR" O ESPAÇO

Quando se trata de um apartamento pequeno, que ainda deve reunir várias funções, para driblar a sensação de confinamento e reforçar a sensação de amplitude, algumas estratégias se fazem presentes e eu pontuo aqui quais foram as usadas sabiamente pelos profissionais começando pela eliminação das paredes desnecessárias para integrar os ambientes. A primeira providência da dupla foi eliminar a parede que dividia a sala do quarto e transformar o apartamento em um estúdio, tendo o cuidado de manter a privacidade de algumas áreas, além da setorização de tarefas. Eles contam que a cozinha, por exemplo, foi desenhada para manter a funcionalidade da triangulação pia, geladeira e fogão, com circulação ampla e livre, mesmo sendo um espaço bem pequeno.

"Como havia uma limitação orçamentária, economizamos ao máximo na marcenaria e apostamos em estruturas de concreto branco, amplas e abertas, para criar o máximo de espaços de armazenamento que podem, inclusive, ser fechados posteriormente", explica Pedro. Outro destaque neste sentido foram as duas portas em marcenaria, sem bandeira e até o teto para tirar partido do pé direito; assim como a bancada que atravessa o espaço servindo de apoio e reforçando a linearidade com seus quase seis metros de extensão. Esse móvel foi feito com os tacos antigos do apartamento, piso original muito comum nos imóveis antigos do Rio.

Finalizando as estratégias de "ampliar", e em busca de uma unidade visual em todo o apartamento, eles usaram os tons claros. Piso, paredes e mobiliários de alvenaria são variações da cor branca. Agora repare: para fugir de uma possível monotonia, todos esses elementos apresentam texturas conforme a necessidade de uso - algumas superfícies são porosas e antiderrapantes, enquanto outras são mais lisas e homogêneas para facilitar a limpeza.

O NOVO ESTILO MEDITERRÂNEO

O décor, todo novo, segue estilo mediterrâneo, rústico chic e natural apostando nos móveis essenciais e priorizando materiais e texturas naturais de madeira, concreto, pedra, linho e fibra para aumentar a sensação de bem-estar. "Apostamos em cores e texturas extraídos da própria natureza, usando a madeira pontualmente para aquecer o espaço, em contraponto à base do projeto em degradê de concreto", explica Mariana que ainda finaliza: "nosso maior desafio aqui foi executar todo o mobiliário de concreto branco à mão no próprio local, já que não queríamos que o apartamento fosse revestido ou maquiado". Funcionou, este microapartamento ficou um charme, concorda?

VEJA TAMBÉM: MINI LOFT ESTILO CAMPING CHIC DA PÍLULA ARQUITETURA

Fotos: André Nazareth

FICHA TÉCNICA

Tipo: microapartamento

Área total: 27m²

Projeto: Mariana Teixeira e Pedro Pantoja

Escritório: Bric Arquitetura

Localização: Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil

Tempo de elaboração, aprovação, execução e décor: 6 meses

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM