• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
14 jan

Loft em Barcelona

loft-em-Barcelona
Na sala, o armário feito sob medida pelo escritório Luzio com portas chinesas antigas, de madeira, camufla a TV e a biblioteca.
O sofá com chaise longue e o pufe, ambos em veludo, foram feitos por Luzio.

Essa casa centenária em Horta, Barcelona, traz o registro das várias gerações que por ela passaram. Hoje pertence a um casal de empresários do Design e da Moda, netos dos proprietários originais. A reforma incorporou facilidades contemporâneas, mas preservou a essência da moradia que também ganhou ares de loft e o interior ganhou assinatura do escritório espanhol Luzio.

A reforma do edifício de mais de 120 anos começou pela troca do piso pela madeira carvalho, exceto na cozinha que ficou com ladrilhos hidráulicos. Os tetos falsos também foram removidos revelando o movimento suave das abóbadas originais de tijolos. A tubulação foi totalmente renovada e a opção foi que ficasse aparente, reforçando o conceito de loft.

A ala social da casa permaneceu no primeiro andar e a ala íntima no andar superior. O hall de entrada demarca a distribuição dos ambientes: de um lado sala de estar, jantar e cozinha que foram integradas e de outro o escritório com lareira, que teve sua porta retirada.

Para a decoração, a cargo do escritório Luzio, prevaleceu o conforto da família. Peças contemporâneas foram misturadas a peças antigas do acervo dos proprietários e a preferência recaiu pelos materiais naturais como madeira, couro, tecidos étnicos. Um toque vintage também foi acrescentado. O escritório lembra os tradicionais clubes ingleses com sua grande estante escura e o sofá Chesterfield de couro marrom craquelado. A cozinha ganhou azulejos brancos, simples, contrastando com os armários de madeira e os eletros em aço inox e no pátio externo uma grande mesa feita de uma porta chinesa antiga recuperada é um convite aos amigos.

Fotos: Montse Garriga

loft-em-Barcelona
Fazendo contraponto à mesa antiga com base esculpida e rebuscada, a cadeira Cesca, criação de Marcel Breuer nos anos vinte fabricadas na Espanha pela Knoll.
loft-em-Barcelona
Na cozinha integrada, a adega climatizada ao lado do freezer sub-zero.
loft-em-Barcelona
No hall, a cômoda é suporte para as artes de todas as épocas: escultura em ferro de Mario Ruiz, biscuit de papagaios, espelho antigo, uma herança de família, e a fotografia é de Maite Caramés.
loft-em-Barcelona
No escritório, ares de clube inglês com o sofá Chesterfield em couro e boiseries escuros.
loft-em-Barcelona
No quarto, fotografia de Maite Caramés.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM