• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
06 fev

Contemporânea, com jeito de resort

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
contemporânea-com-jeito-de-resort; casa-de-férias; casa-com-vista; casa-contemporânea; nop-arquitetura
Esta casa foi projetada do zero pelo arquiteto Phil Nunes, do Nop Arquitetura.

Texto enviado pelo escritório. O escritório Nop Arquitetura projetou, do zero, esta casa de 942m² para uma família brasileira que mora em Chicago passar férias no Brasil. A propriedade fica em Niterói (RJ),com vista privilegiada do Costão de Itacoatiara, circundada pela vegetação da serra da Tiririca.

Uma família brasileira que mora em Chicago, composta por um casal de empresários na faixa dos 45 anos, com um casal de filhos (de 14 e 10 anos), possuía um terreno de rua de 800m², em Itacoatiara, que estava totalmente vazio há mais de cinco anos. Até que um dia eles resolveram aproveitar a valorização do dólar para construir um refúgio de férias no Brasil e chamaram o arquiteto Phil Nunes, do escritório Nop Arquitetura, para projetar, uma residência com metragens generosas, características bem brasileiras e referências claras ao Modernismo.

Segundo o arquiteto, a casa deveria ter ares de resort, já que a frase mais repetida pelo casal era "Queremos morar onde as pessoas passariam férias". Além disso, eles pediram para o escritório ter um cuidado especial na personalização de todos os quartos, refletindo os gostos e a personalidade de cada um, incluindo a mãe da proprietária. Outra demanda foi projetar uma casa para receber, com espaços amplos e poucos obstáculos, deixando a área privativa bem reservada e com a vista livre do Costão de Itacoatiara; ponto turístico natural do bairro, circundada pela vegetação da serra da Tiririca.

DISTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS

Com dois pavimentos e um subsolo que totalizam 943m², a casa foi concebida em três volumes principais a partir de um sistema construtivo com técnica mista de pilares em concreto armado e vigamentos em metálica para garantir vãos livres maiores. No volume à esquerda ficam a sala, a cozinha e o serviço, enquanto no volume à direita concentra os quartos, com varandas amadeiradas delimitadas por jardineiras. Já o volume central bem-marcado na fachada abriga a escada que interliga todos os níveis.

"Era de extrema importância que a área social fosse ampla e interagisse com a área externa e a natureza exuberante ao redor. Por se tratar de um imóvel de veraneio, a integração da cozinha com sala também era uma prerrogativa do projeto para facilitar ao máximo a convivência da família", explica o arquiteto Phil Nunes.

Já a área externa foi projetada em dois níveis que tiram partido do relevo em aclive do terreno. No nível mais baixo ficam o acesso de veículos, a garagem e uma academia, integrada ao jardim dos fundos. Uma escada instalada na rampa de acesso leva ao nível superior, que concentra a área de lazer com uma piscina estreita e comprida, de linhas retas anguladas e traços que acompanham o desenho da área gourmet. "A piscina de 14 metros conta com uma prainha onde se podem apoiar espreguiçadeiras e uma borda infinita que vira uma cascata no jardim do primeiro nível", detalha o arquiteto. O projeto de paisagismo foi assinado por Ana Luiza Rothier e executado pelo Sitio Carvalho Plantas.

ESTILO CONTEMPORÂNEO E PEÇAS DE DESIGN

De estilo contemporâneo, toda a decoração da casa é nova, com uma paleta predominantemente em tons claros na área social. Entre as peças de mobiliário, vale destacar algumas criações brasileiras de design assinado, como a mesa de jantar Dinn de Jader Almeida, a poltrona Mole de Sergio Rodrigues na sala de estar e a mesa de centro Amorfa de Arthur Casas. Por ser uma casa de veraneio, o projeto deveria ser, acima de tudo, de fácil manutenção, já que a casa ficará fechada, em média, 10 meses no ano. Por isso, o escritório usou porcelanato em todo o piso da área social e da suíte master, mudando para piso vinílico amadeirado nos quartos dos filhos e da avó. A pedra hijau verde azulada que reveste a piscina traz, além do toque natural, a atmosfera de hotel de luxo que os clientes desejavam.

"Sem dúvida, nosso maior desafio neste projeto foi a distância entre nós e os clientes na fase inicial do projeto, já que eles moram em Chicago. Além disso, como pegamos a parte final da pandemia, tivemos muita dificuldade na entrega de produtos e materiais junto aos nossos fornecedores. Depois de muitas reuniões online, estive pessoalmente com os clientes apenas três vezes durante todo o processo de construção. Após um ano e meio, a casa finalmente ganhou forma e a família está passando suas primeiras férias aqui", conclui o arquiteto Phil Nunes.

VEJA OUTRA CASA LINDA EM: ARES DE RESORT TODO DIA, PROJETO DE CÁSSIO GONTIJO

Fotos: MCA Estudio

contemporânea-com-jeito-de-resort; casa-de-férias; casa-com-vista; casa-contemporânea; nop-arquitetura
O paisagismo leva assinatur de Ana Luiza Rothier e foi executado pelo Sítio Carvalho Plantas.

FICHA TÉCNICA

Tipo de imóvel: Casa de veraneio com dois pavimentos + subsolo

Localização: Niterói, RJ

Área do terreno: 800m²

Área construída: 943m²

Projeto: Arquiteto Phil Nunes

Escritório: Nop Arquitetura

Produção visual: Andrea Brito Velho

Fotógrafo: MCA Estudio

Paisagismo: Anna Luiza Rothier com execução do Sítio Carvalho Plantas

Tempo total de elaboração, aprovação, execução e decor: 2 anos

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM