• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
06 may

Charme industrial na Ucrânia

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Este loft, projeto dos jovens arquitetos Viacheslav Balbek e Olga Bogdanova do escritório 2B.GROUP de Kiev, é uma síntese da nova safra da arquitetura que desponta no país; urbana, moderna e autoral.

Elegante e descolado, o espaço de 180 m² feito para um casal que gosta de receber amigos, fica na cidade de Odessa, banhada pelo Mar Negro, e seu projeto mistura concreto bruto com tijolinho à vista. A restauração e reforma desse antigo espaço industrial apostou na ausência de paredes e portas sendo o layout dividido em patamares, colunas, caixas (de concreto e de madeira), vidro e leves cortinas, criando um espaço acolhedor. O teto também ganhou recortes criando um desenho interessante, ora mostrando a laje ora o rebaixamento em gesso. Se o tom escolhido para a base é neutro, a cor aparece pontualmente aqui e ali. Em plano aberto a partir da entrada encontra-se a sala de estar com sofá e TV, cozinha moderna e funcional com fogão em ilha ao lado da sala de jantar. Armários retráteis garantem o espaço para guardar acessórios, sob um painel de madeira conferindo requinte ao ambiente.

O quarto fica atrás, um patamar acima da ala social. A meia parede em concreto que abriga a TV divide o espaço e confere a privacidade necessária. Neste ambiente, emoldurando as janelas duplas com vista para a cidade, os profissionais criaram uma biblioteca com prateleiras que vão do chão ao teto. Atentos aos detalhes, Viacheslav e Olga criaram uma instalação de fios e cabos que sobem pela parede da cabeceira da cama complementando artisticamente o boiserie, correm pelo teto, e terminam em pendentes que podem ser vistos também da ala social. Aqui, a caixa mais elevada em madeira que abriga o closet faz a transição para o banheiro onde a cultura pop ocidental dá o seu recado; da banheira transparente ao letreiro luminoso e pendentes de Tom Dixon.

Matéria de Marcelo Segrini, designer de interiores e artista plástico, e Janina Ester

Fotos: divulgação 2B.GROUP

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM