• amplio
  • templuz
  • casa-e-tinta
  • sumisura
  • o-pecado-dos-provadores
  • quarto-infantil-montessoriano
14 set

Casa Na Serra Do Cipó

Projetos | Interiores

Sempre adorei a Serra do Cipó. Sou do tempo em que esse lugar não tinha estrutura nenhuma para nos receber e muitas vezes a gente ficava hospedado na casa dos moradores locais. Ops! Acho que agora entreguei a minha idade, hehe...

Então, quando eu vejo uma casa maravilhosa com esta que a TETRO fez por lá, e - o mais importante! - sem "brigar" com a região, realmente fico encantada!

Com pedra, concreto e madeira, tal qual uma flor bruta do Cerrado, essa casa se ergue com elegância e naturalidade em meio à natureza da exuberante região que fica à aproximadamente 100 km de Belo Horizonte. De pegada ecológica, o projeto que é suspenso e parece flutuar mexeu pouco com o terreno e para encarar o leve declive se inseriu como um elemento horizontal, solto, e voltado para a impressionante vista das montanhas.

Adaptado ao clima local ganhou telhado borboleta e beiral generoso, pé direito alto, e grandes aberturas que garantem a luz e a ventilação natural. Sua implantação em dois níveis contemplou duas áreas distintas com espaços privativos no nível superior e toda a estrutura de lazer no inferior.

Amei o acesso principal, totalmente diferente dos acessos usuais. Esse acesso se dá por um grande vazio, localizado em um nível intermediário através de uma longa passarela iluminada por balizadores no piso e sobre a qual se estende um pergolado que marca a entrada e filtra a luminosidade num jogo de luz e sombra que, com certeza, muda ao longo do dia. Por este espaço pode-se acessar a casa por uma rampa e o lazer por uma escada de pedra que se desenvolve suavemente por entre um jardim.

DISTRIBUIÇÃO DOS ESPAÇOS

No nível superior ficam os três quartos e a sala contígua à varanda e são estes os ambientes que tem a melhor vista para as montanhas. Além disso, estão neste pavimento a cozinha e uma biblioteca com estantes e piso de madeira (do jeito que eu adoro!) para abrigar o acervo do morador.

No nível inferior estão localizados o espaço gourmet com área de estar, o atelier, os vestiários, a sauna, os espaços de serviços e uma piscina de formato orgânico e borda de pedra no melhor estilo "Beleza Roubada", lembram?

DA ESTRUTURA

A Casa na Serra do Cipó, como foi batizada, foi concebida com estrutura mista de concreto e madeira e seus materiais estão dispostos no volume como que em camadas. A primeira é a pedra, que está presente nos fechamentos, muros e pisos dos espaços de lazer e se dá como uma continuidade natural do material presente na região.

A segunda é o concreto aparente presente na laje entre os dois níveis, nos pilares e na rampa principal de acesso à casa.

A alvenaria branca dos fechamentos do nível superior é a terceira camada e contrasta com as demais que possuem tonalidades escuras. A quarta camada é a madeira presente nas esquadrias e na estrutura da cobertura que entra acrescentando aquele toque de aconchego que tanto necessitamos. Resumo da ópera: ficou show!

Fotos: Jomar Bragança

FICHA TÉCNICA

Projeto: Casa na Serra do Cipó

Arquitetura: TETRO Arquitetura

Local: Santa do Riacho, Minas Gerais, Brasil

Ano do projeto: 2016

Ano de conclusão da obra: 2018

Área construída: 406 m²

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM