• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
21 dez

Casa de Autor

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Um bom aproveitamento do terreno plano, linhas retas, materiais nobres e linguagem contemporânea; assim é a casa que os arquitetos JOHANNA E TOMÁS ANASTASIA fizeram para sua família. Locada em 370 m² dos 450 m² totais do terreno, a casa que leva assinatura dos próprios donos foi erguida no Belvedere, bairro nobre de Belo Horizonte, MG, e abriga o casal e dois filhos.

Distribuída em dois pavimentos, o projeto privilegia a integração interior e exterior confundindo seus limites e dando a sensação de que a casa é muito mais ampla. Para melhor aproveitamento da área construída, os arquitetos praticamente eliminaram os espaços residuais e de transição, como o hall, por exemplo. Em favor de uma permeabilidade visual com o jardim de entrada, este ambiente foi substituído por grandes portas pivotantes em peroba do campo na fachada.

Colocadas também ao fundo, essas portas funcionam como reguladores da velocidade do vento dominante que vem da rua e areja todos os espaços. Totalmente abertas no verão, a ventilação cruzada é favorecida; fechadas no inverno, ou mesmo semi-abertas, obtém-se uma ventilação controlada. Os fechamentos em vidro opaco (u-glass) são responsáveis pela iluminação e por um bom isolamento térmico, devido a camada de ar entre as lajes de cobertura. Chama atenção a cobertura em vidro sobre pergolado de concreto que traz o céu para o interior da casa e completa a luminosidade através do jardim de inverno.

Nesse ambiente as esquadrias de vidro quando recolhidas criam integração entre a área externa e interna que ao receberem luz natural indireta, zenital, evitam o calor excessivo nos dias ensolarados. Na decoração, móveis contemporâneos valorizados pelo piso em mármore travertino em toda a ala social que não mostra separação de espaços. Completando a imponência da sala, paredes em concreto aparente com forma ripada criam um visual moderno e com pegada brutalista.

Matéria de Norma Santos, jornalista e designer de interiores

Fotos: Jomar Bragança

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM