• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
19 may

​Apê amplo, iluminado e alto astral

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
apê-amplo; decor-leve; decoração-azul; apê-no-rio; reforma-de-apartamento
Pilares e vigas foram mantidos aparentes e revestidos com tecnocimento. Ficou um charme! Para mais dicas e inspirações decor, clique aqui e me siga também no Instagram.

Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção nesse apê amplo e iluminado foi o seu alto astral, fruto da suavidade da paleta de cores baseada em cinzas e azuis, mas lindamente "quebrada" pelo calor e ousadia do rosa.

Esse apartamento de 240 m², em Ipanema, RJ, foi como uma folha de papel em branco para o bom gosto das arquitetas Roberta Moura e Paula Faria, do escritório Roberta Moura + Faria Arquitetos Associados que foram contatadas pelos proprietários, um jovem casal com dois filhos, que moravam num imóvel alugado, e adquiriram esse novo apê. O imóvel, no 3º andar de um prédio, com vista para a copa das árvores na rua arborizada, passou então por uma grande reforma e decoração; processo que durou 11 meses e meio entre aprovação, execução e finalização. O casal de proprietários foi específico na demanda: queria um apartamento prático, alegre e despojadamente sofisticado, que pudesse ser realmente usado no dia a dia.

REFORMA, PERFUME RETRÔ E NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS

Assim, uma ampla reforma foi orquestrada com a modificação de todas as alvenarias e troca revestimentos. O charmoso piso de taquinho com paginação Chevron, por exemplo, apesar do "perfume" retrô é novo e foi escolhido para deixar os ambientes mais acolhedores. Cumpriram o seu papel.

Os antigos edifícios do Rio de Janeiro são maravilhosos, com apartamentos elegantes, ventilados e espaçosos e as arquitetas aproveitaram muito bem essas qualidades, adaptando-as às demandas atuais – como, por exemplo, uma suíte em cada quarto dos filhos (antes, só havia um banheiro compartilhado). Um escritório foi criado a partir de um antigo quarto e outro foi integrado à suíte do casal, o que permitiu um closet espaçoso, além do banheiro. Necessidades contemporâneas

VIGAS E PILARES APARENTES E TECNOCIMENTO

Quando se chega, a sensação é de amplitude, realçada pela iluminação que entra pela janela linear que corre de fora a fora no ambiente social que abarca sala estar, sala de jantar, conversação e sala de TV (um quarto na planta antigo, que foi integrado ao estar social). O pé direito levemente mais alto, típico dos imóveis antigos, ajuda a reforçar a sensação. Nesse ambiente, vigas e pilares foram incorporados ao design de interiores ganhando tecnocimento e garantindo o ar contemporâneo.

VEJA: TACOS DE MADEIRA, UM CLÁSSICO!

Fotos: Denilson Machado i MCA Estudio

Produção visual e Paisagismo: Ana Ceppas

apê-amplo; decor-leve; decoração-azul; apê-no-rio; reforma-de-apartamento
Simplesmente amei as cadeiras Orquídea, assinadas por Rejane Carvalho leite, estofadas em tecido de linho num tom goiaba! Para mais dicas e inspirações decor, clique aqui e me siga também no Instagram.
apê-amplo; decor-leve; decoração-azul; apê-no-rio; reforma-de-apartamento
A estante da TV foi desenhada pelas arquitetas Roberta Moura e Paula Faria. Para mais dicas e inspirações decor, clique aqui e me siga também no Instagram.
apê-amplo; decor-leve; decoração-azul; apê-no-rio; reforma-de-apartamento
O piso de taco em paginação Chevron é novo, mas traz um "perfume" retrô para o apê. Clique aqui e me siga também no Instagram :)
apê-amplo; decor-leve; decoração-azul; apê-no-rio; reforma-de-apartamento
A cadeira Cesca é um "clássico" do decor feita por Marcel Breuer entre os anos de 1925 a 1928. Adoro! Clique aqui e me siga no Instagram :)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM