• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
16 nov

Apê alegre, colorido e alto astral

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Não que beges e cinzas não tenham seu charme, mas, vamos combinar? Tudo que é demais cansa, né? Por isso este apartamento de 70 m² delicado e colorido, feito para um casal de mulheres e seu filho, é um sopro de alegria em nossos corações ansiosos por colorizar a vida que anda tão esquisita...

Mas, deixa eu te contar sobre ele. Depois de comprar este imóvel, que fica em Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro, o casal encomendou à arquiteta Amanda Miranda um projeto de reforma total. E as diretrizes foram claras: um décor feminino, aconchegante e, mais cor, por favor! "Elas pediram uma cozinha aberta para sala e uma casa colorida, repleta de plantas, com atmosfera ao mesmo tempo descontraída e aconchegante", conta Amanda. Para atender as demandas a arquiteta eliminou o banheiro e o quarto de serviço, cujo espaço que ocupavam foi incorporado à cozinha e à nova lavanderia. Com a demolição, a arquiteta se deparou com um inesperado pilar no trecho da sala de TV, mas não se abalou. Rapidamente encontrou a solução de fazer a integração da cozinha por aberturas laterais, o que eu, particularmente, achei bem interessante, já que sai do usual.

DÉCOR, ROSA E VERDE

Para a decoração, outra combinação inusitada, mas que nos tons certos deram muito certo: rosa e verde, as cores favoritas do casal. "Como as clientes são mulheres, investimos em cores suaves para trazer feminilidade aos espaços, a exemplo da parede pintada de rosa e da cozinha verde menta, que pode ser vista da sala" conta Amanda. Para este novo lar descolado, com ambientes otimizados e funcionais, o décor é um mix and match onde peças do acervo das clientes, como o armário-bar e a estante de livros na sala, "conversam" com peças brasileiras contemporâneas de design (vide bancos de Sergio Rodrigues e cadeiras Anna de Jader Almeida) e a irreverência do banco Toy azul, de Jayme Bernardo.

TRÊS COISAS PARA VOCÊ REPARAR

Dizem que "Deus está nos Detalhes" e que são eles que fazem a diferença. Por isso eu quero que você repare em três elementos que me chamaram atenção e que contribuem em muito para a personalidade deste apê: no piso recortado de ladrilhos que faz a transição da cozinha para a sala. Adorei! Na luminária de neon na parede sobre o armário-bar com a abreviação de Girl Power, representando a força e a garra das clientes. Amei. E na granitina, um clássico dos anos 70, no piso dos banheiros. Fechou com chave de ouro!

MATERIAIS NATURAIS

Para conferir o aconchego solicitado, a arquiteta apostou nos materiais, como o tapete e a luminária pendente de fibra, os móveis de madeira, as plantas espalhadas por todo apartamento e a parede da TV revestida com tijolinhos rústicos em tom off White. O acabamento amadeirado que aparece no piso vinílico, no painel de parede da sala e em alguns armários da cozinha também reforçam a sensação. Já no quarto do filho, a história é outra. Para agradar o garoto de seis anos, que adora carros, a arquiteta trabalhou com uma paleta mais fechada e escura, predominantemente cinza, preto e branco, trazendo o amarelo para alegrar. Neste ambiente, de apenas 9m², Amanda lançou mão de espelhos e de estratégias de maximização do espaço: bicama, prateleiras suspensas, baús com rodízio, espaço para estudo e uma caixa de marcenaria sobre a cama, revestida externamente com papel de parede, reforçando a ideia casulo de dormir. Ficou um charme, assim como todo o resto deste apartamento alto astral.

VEJA TAMBÉM: REJUNTE COLORIDO

Fotos: Luiza Schreier

FICHA TÉCNICA

Tipo: Apartamento

Localização: Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Projeto: Arquiteta Amanda Miranda

Escritório: Amanda Miranda Arquitetura

Área: 70m²

Tempo total: elaboração, aprovação, execução e decoração: 9 meses

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM