• templuz
  • um-triplex-muito-luxo
  • dica-loucas-aparentes
  • hotel-do-filme-ex-machina
06 out

Tiradentes na Rota do Design

Garimpo

Tiradentes concentra artesãos que pintam, tecem, bordam, esculpem em pedras, talham madeira, trabalham com o ferro, renovam materiais de demolição e dão novos usos e significados para outros tantos. Nada mais natural que abrigar a Semana Criativa que acontece de 26 a 29 de outubro.

A primeira edição do evento batizado de Semana Criativa de Tiradentes que será anual reunirá talentos de todo o País para trocar conhecimentos, discutir, produzir, fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional para levar renovação e frescor para o artesanato local. E principalmente resgatar tradições e valorizar o design de raiz.

Mas o start dessa semana fervilhante foi bem antes quando seis renomados designers brasileiros foram convidados a co-criar ao lado de cinco artesãos locais através de duas imersões com duração de uma semana cada com a proposta de trocar conhecimentos e produzir móveis e objetos que serão apresentados durante o evento.

HOMENAGEM OFICINA DE AGOSTO

A Semana Criativa terá ainda a exposição de móveis e objetos que marcaram a história da Oficina de Agosto de Agosto, projeto criado por Antonio Carlos Bech, o Toti, no início dos anos 1990, com artesãos de Bichinho, vilarejo próximo de Tiradentes, no Município de Prados. Toti criou um estilo, formou artesãos, gerou nova fonte de renda para as famílias locais e deu novo significado ao Artesanato da Região. Até hoje, a Oficina de Agosto é uma referência importante do artesanato mineiro para o País.

IDEALIZADORES

O Festival Criativo de Tiradentes é um projeto idealizado pela jornalista Simone Quintas, que durante 20 anos, trabalhou na Casa e Jardim (Editora Globo) – 9 deles como diretora de redação –, onde se apaixonou pelo artesanato de raiz e pelo design. Com o festival, uniu suas duas paixões e, ao lado do sócio Valmiro Junior, produtor de eventos, festivais e projetos culturais há 17 anos, quer resgatar, valorizar e divulgar produções genuinamente brasileiras.

FICHA TÉCNICA

Evento: Semana Criativa de Tiradentes

Data: 26 a 29 de outubro

Local: SESI CENTRO CULTURAL YVES ALVES (rua Direita, 168, Centro Histórico, Tiradentes).

Condições: Entrada franca com vagas são limitadas

26 DE OUTUBRO, QUINTA-FEIRA

15h30 – "NOSSO JEITO DE MORAR: UM NOVO OLHAR SOBRE A ARTE POPULAR E O ARTESANATO" com a fotógrafa Evelyn Müller e a produtora Zizi Carderari, do Projeto Sertões.

17h30 – "CRIATIVIDADE À BRASILEIRA" com Clotilde Perez, fundadora da Casa Semio, professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA-USP, pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University, coordenadora do Observatório de Tendências Ipsos e presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores de Publicidade.

27 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA

11h – "PROJETO PIRACEMA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA" com a designer Heloisa Crocco e o artista plástico José Alberto Nemer.

14h – "RETRATO DA CASA" com o fotógrafo e criador do projeto Life by Lufe, Lufe Gomes.

16h – "REPENSE AS MÍDIAS SOCIAIS", com o proprietário da agência de comunicação integrada REPENSE e idealizador da REDE DE REPENSADORES, Otavio Dias.

18h – "DESIGN COM AFETO" com o designer Paulo Alves.

20h – Exibição do premiado documentário "CÉU DE QUERUBINS" seguido de bate-papo com os idealizadores, o artista Aécio Sarti e Daniel Sarti, e o diretor do filme, Gustavo Massola.

DIA 28 DE OUTUBRO, SÁBADO

11h – TENDÊNCIAS DO MORAR com Thais Lauton, redatora-chefe de Casa e Jardim.

14h – BATE-PAPO com os designers (André Bastos e Guilherme Leite Ribiero, do Nada se leva, Daniela Karam, Maria Fernanda Paes de Barros, da Yankatu, e Paulo Alves) e os artesãos (Expedito Jonas de Jesus, Maria Conceição, Lilia Fonseca, Rondinelly Santos e Wagner Trindade), todos participantes do LAB, imersões para desenvolvimento de produtos com o objetivo de estimular a criatividade e ampliar as possibilidades.

16h – SLOW DESIGN E QUALIDADE DE VIDA com Alvaro Guillermo, especialista em estratégias criativas de consumo e de marca.

18h – CLIENTES SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE DESIGNERS com o arquiteto, designer e apresentador do programa DECORA, do canal GNT, Mauricio Arruda.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM