• sumisura
  • a-de-arte
  • valorizando-as-prateleiras
  • o-projeto-su-misura-de-gislene-lopes
  • 4-dicas-express-para-o-decor-de-inverno
26 fev

​Energia Fotovoltaica: Se Você Ainda Não Usa, Vai Usar

Garimpo

Até pouco tempo se alguém me perguntasse sobre Energia Fotovoltaica ou Energia Solar eu, assim como grande parte das pessoas, prontamente responderia: é a energia gerada pelo sol, ponto final. Mas será que é só isso? Sim é só isso, mas também é muito mais. Entenda o assunto de forma resumida e simplificada porque se você ainda não usa, vai usar.

O termo "Fotovoltaica" apareceu em 1849 e vem do grego. PHOS significa "Luz" e "VOLT", que é a unidade de força eletromotriz, vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. Essa energia é obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade sendo a célula fotovoltaica o dispositivo fabricado com material semicondutor, a unidade fundamental do processo de conversão. Sabe aqueles painéis que vemos geralmente nos telhados? É isso.

O interessante é notar que mesmo sendo um país tropical e o lugar que possui a maior incidência solar do mundo, o Brasil começa a acordar para a tecnologia com alguns anos de atraso, mas o caminho é sem volta: cada vez mais projetos residenciais, comerciais e industriais incorporam esse sistema de energia limpa e inesgotável. Repito: inesgotável. A fonte solar possui o maior potencial de geração de todas as outras fontes juntas e, a título de curiosidade, a radiação solar na terra em um dia apenas é capaz de alimentar nosso consumo elétrico por um ano inteiro!

Hoje os EUA e a China são os líderes na geração dessa energia seguidos de perto pela Alemanha que tem a meta de suprir 100% de seu consumo energético por meio de fontes renováveis até 2050. Grandes empresas mundiais especializadas se debruçam sobre o assunto para desenvolverem sistemas e baratear seu custo que ainda fica mais alto do que o investimento em energias convencionais. Por isso, a pergunta que mais se ouve é:

MAS SERÁ QUE VALE MESMO A PENA?

Vale. E com a ajuda da TEMPLUZ, empresa de Belo Horizonte que distribui produtos e equipamentos do sistema, eu vou te explicar o porquê listando 5 benefícios que te farão pensar em usar a Energia Fotovoltaica no seu próximo projeto (ou adaptá-la em projetos já executados).

1) SUSTENTABILIDADE

Entre as vantagens da Energia Fotovoltaica, a Sustentabilidade está no topo da lista; seja pelo compromisso com o Planeta (foro íntimo de cada um), seja por motivos econômicos já que a partir do Protocolo de Kyoto, firmado no Japão em 1997, a busca por energias renováveis se intensificou. A Energia Fotovoltaica não é só limpa e renovável, ela também não emite qualquer tipo de poluição ou gases de efeito estufa, como o CO2. Mas o melhor de tudo: essa energia é infinita, já que vem da luz do sol.

2) ECONOMIA

O investimento é mais alto? Sim, é mais alto a princípio. Mas faz as contas aí: sua instalação é super rápida. Você pode ter de imediato uma redução de até 95% na conta de luz. O retorno do investimento feito será total em 5 a 7 anos. A manutenção das placas é praticamente custo zero já que basta passar um pano de tempos em tempos se a chuva mesmo não der conta do recado.

3) GARANTIA

Essa realmente me pegou de surpresa. Você acredita que o equipamento (feito com materiais de alta performance para resistir a situações extremas, inclusive chuva de granizo) tem durabilidade maior que 25 anos? (A Garantia acompanha).

4) LINHAS DE CRÉDITO

Grandes bancos no Brasil hoje já possuem linhas de crédito especiais para energia fotovoltaica e outras renováveis, tanto para pessoa física quanto jurídicas. Isso facilita bastante, né?

5) VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Segundo dados do mercado imobiliário, com a implantação de um sistema de Energia Fotovoltaica seu imóvel irá valorizar em torno de 8%, acelerando o retorno de seu investimento ;)

Dito isso, a TEMPLUZ, que distribui produtos e equipamentos importados de Energia Fotovoltaica de sua marca KRIPT, faz o convite pra você conhecer de perto tudinho que falei por aqui, boralá?

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM