• a-de-arte
  • duas-coberturas-para-um-ape
  • tendencia-urban-jungle
  • um-projeto-especial-para-clientes-assiduos
  • quem-tem-medo-de-preto-na-cozinha
24 may

Clássicos do design brasileiro: Jader Almeida

Garimpo | Atemporal

Ele tem apenas 35 anos, menos de 15 na carreira, mas já é considerado um dos maiores expoentes do design nacional e internacional. Suas peças carregam influências modernistas e herança brasileira. E dessa mistura surge um mobiliário de linhas puras, formas orgânicas e rigor técnico.

Jader Almeida nasceu em 1981 em Santa Catarina, Sul do Brasil, importante pólo moveleiro. Seu primeiro contato com o ramo mobiliário foi aos 16 anos. Formado em Arquitetura, seu trabalho inicial na LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por renomados arquitetos e designers, foi determinante. Dessa experiência surgiu o grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção, fator que o distancia de seus pares. Seu trabalho marcado pela elegância da forma, cuidado da execução e pela atenção à funcionalidade também se diferencia pelos desdobramentos projetuais, uma técnica que possibilita a mesinha virar luminária, por exemplo, recurso usado para dar mais unidade ao desenho.

Para Adélia Borges, que escreveu um livro sobre o designer, a obra de Almeida é caracterizada por "uma extrema simplicidade e pureza formal e por causa de seus anteriores [industriais] - conhecimento que poucas pessoas têm - ele pode extrair o máximo de técnicas e materiais, empurrando seus limites." E essa combinação de talento e jovialidade, contemporaneidade e herança dos grandes mestres do passado, tem chamado a atenção do mundo. Jader Almeida vem colecionando os mais expressivos prêmios do setor.

Este ano, no IF Design Award 2016, uma das premiações mais prestigiadas no mundo desde 1950, o designer foi premiado pela cadeira CLAD. Em dezembro o mesmo móvel já havia recebido dois outros prêmios: Museu da Casa Brasileira (Menção Honrosa) e Good Design (Chicago - EUA). O desenho da cadeira CLAD tem como uma das principais características as formas fluídas, biomórficas e ergonômicas que são capazes de apoiar o tronco em sua totalidade e facilitar o ato de sentar e levantar. Produzida em madeira maciça ela pode ser encontrada na versão para mesa de jantar, com ou sem braços, ou poltrona, com assento estofado.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM