• amplio-moveis
  • templuz
  • casa-e-tintas
  • casa-cor, casa-cor-miami, decoração, ambientes
11 may

Clássicos do design brasileiro: Claudia Moreira Salles

Garimpo | Atemporal

Peças leves construídas através de robusta madeira, essa é a forma equilibrada de criar mobiliário de Claudia Moreira Salles, carioca que se formou pela escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro e hoje não cabe mais em restritos enquadramentos do design.

Estudiosa e influenciada pelo movimento da arte moderna nacional, seu estilo tornou-se único ao desenvolver um trabalho de extremo apuro técnico com feitura artesanal ou semi artesanal, usando as possibilidades da madeira brasileira. Na década de 80, ao concluir o curso de Desenho Industrial, começou a carreira como assistente de karls Heinz Bergmiller em um projeto de móveis para escolas públicas. Mais tarde, mantendo a mesma parceria, dedicou-se à bibliotecas. Não demorou muito e já abriu escritório em São Paulo onde passou a desenhar para a Nani Movelaria, um dos primeiros espaços dedicados a peças contemporâneas. O recorte dos móveis criados por Claudia Moreira Salles inclui objetos representativos de sua trajetória, como os bancos Dueto, de 1992, Iracema, 1993, e Jangada de 2000. Na seqüência vem a mesa Fresta, de 2001, a cadeira Quase Mínima de 2004 e o sofá Tragara. Neles é possível perceber as diferentes tonalidades e veios da madeira e o uso da transparência, dos espaços vazios e das eclipses que dão leveza nas criações densas pela própria natureza do material.

Autora de várias obras literárias que versam sobre seu estilo, a designer faz de seus livros meios de estudo para iniciantes e veteranos no segmento mobiliário. Sua última obra, "Claudia Moreira Salles: designer", fala de suas peças, seu processo criativo e ainda revela a inspiração que vem de fontes variadas como os mestres Mies Van der Rohe e Donald Judd. Alguns de seus móveis ganharam ampla repercussão. O Banco Siri é um deles. De madeira, o banco tem assento estofado e possui encostos que pivotam e acomoda duas pessoas. Desta mesma família surgiu a Poltrona Siri. Cláudia também faz luminárias que além das madeiras nobres possuem hastes de cobre e cúpula de nióbio, metal usado de maneira diferente e colorido. Nessa linha destaca-se a luminária de mesa Cantante. A loja paulista Etel, considerada a marca de maior expressão em móveis de luxo do Brasil, fabrica, exporta e comercializa tudo que leva a assinatura de Claudia Moreira Salles e seus trabalhos, publicados em várias revistas especializadas de diversos países, são vendidos em Nova York, Los Angeles, Paris, Lisboa e Dusseldorf, na Alemanha.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM