• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
17 out

3ª Edição da Semana Criativa de Tiradentes

Começou ontem e vai até domingo um dos eventos que se eu tivesse que classificar ele ficaria nos top 10 dos mais interessantes do Brasil, a Semana Criativa de Tiradentes, ou SCT. E isso não é um jabá, é pura admiração mesmo.

Primeiro porque esse evento acontece na cidade histórica de Tiradentes, MG, que – vamos combinar? É linda, charmosa, tudo de bom. Segundo porque envolve e atrai pessoas incríveis, daquelas que abrem a boca e a gente quer ficar lá só escutando... E babando com tanto conteúdo, rsrs. E por fim pelo cunho social, afetivo e de autoestima que esse movimento traz para todos os envolvidos, principalmente para os artesãos da região.

Mas afinal, o que é esse movimento? Eu explico. A Semana Criativa de Tiradentes é um festival anual que reúne criativos e trend hunters para repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros e incentivar o Movimento Maker. São quatro dias intensos com muita troca de saberes entre o contemporâneo e o tradicional através de palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e workshops para levar o assunto a outros públicos e engajá-los na era do capitalismo intelectual.

4 DIAS, A PONTINHA DO ICEBERG

Mas se esses quatro dias são tão maravilhosos assim é porque ao longo de todo o ano aconteceram imersões entre designers renomados e artesãos, para o desenvolvimento de produtos que serão expostos durante o evento. Os participantes da terceira edição são a artista têxtil Ana Vaz, a arquiteta Bel Lobo, e os designers Marcus Ferreira (Decameron e Carbono) e Estevão Toledo. Já os artesãos são Valcir Barbosa e Cristina Barbosa (marcenaria), Vasique Leôncio (couro), Vânia Leôncio (costura), Raimundo Nonato (ferreiro), Lucas Silva (entalhador).

Nessa terceira edição, quando os materiais em destaque serão o ferro, a madeira e o couro, acontecerão 12 palestras, 4 lançamentos de livros, 7 exposições, oficinas, workshops e talks, além de uma série de eventos paralelos que organizados por lojistas e artistas da cidade. As atividades acontecem em casarões e espaços localizados no vai-e-vem das vielas charmosas e históricas da cidade.

O principal objetivo da SCT é valorizar os conhecimentos de raiz, dando-lhes frescor e evitando que desapareçam, levando consigo a nossa história. Agora quero te contar um segredo: se você estiver de bobeira, vá! Independente da sua área, vá! Porque esse evento é in-crí-vel! Nos vemos lá pelas ruelas históricas.

P.S. A idealizadora deste Festival é a jornalista Simone Quintas que está à frente do evento junto com o sócio Valmiro Junior.

Fotos: Thiago Coelho e Helena Leão

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM