• urban-arts; urban-arts-ponteio; galeira-de-arte; quadros; quadros-decorativos
  • casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • ABD Minas
  • ambiente-conversação; ambiente-de-conversação; ambiente-de-conversação-em-casa; sala-de-bate-papo; sala-de-bate-papo-em-casa; decoração-de-ambiente-de-conversação; como-criar-um-ambiente-de-conversação
  • cozinhas-brancas; cozinhas-brancas-com-madeira; cozinhas-brancas-modernas; cozinhas-brancas-rusticas; cozinhas-brancas-ideias
  • camas-com-cabeceiras-assimétricas; cabeceiras-de-cama; decoração-de-quarto; cabeceiras-assimétricas
17 out

3ª Edição da Semana Criativa de Tiradentes

Começou ontem e vai até domingo um dos eventos que se eu tivesse que classificar ele ficaria nos top 10 dos mais interessantes do Brasil, a Semana Criativa de Tiradentes, ou SCT. E isso não é um jabá, é pura admiração mesmo.

Primeiro porque esse evento acontece na cidade histórica de Tiradentes, MG, que – vamos combinar? É linda, charmosa, tudo de bom. Segundo porque envolve e atrai pessoas incríveis, daquelas que abrem a boca e a gente quer ficar lá só escutando... E babando com tanto conteúdo, rsrs. E por fim pelo cunho social, afetivo e de autoestima que esse movimento traz para todos os envolvidos, principalmente para os artesãos da região.

Mas afinal, o que é esse movimento? Eu explico. A Semana Criativa de Tiradentes é um festival anual que reúne criativos e trend hunters para repensar o artesanato, o design e o morar brasileiros e incentivar o Movimento Maker. São quatro dias intensos com muita troca de saberes entre o contemporâneo e o tradicional através de palestras, bate-papos, exposições, laboratórios de cocriação e workshops para levar o assunto a outros públicos e engajá-los na era do capitalismo intelectual.

4 DIAS, A PONTINHA DO ICEBERG

Mas se esses quatro dias são tão maravilhosos assim é porque ao longo de todo o ano aconteceram imersões entre designers renomados e artesãos, para o desenvolvimento de produtos que serão expostos durante o evento. Os participantes da terceira edição são a artista têxtil Ana Vaz, a arquiteta Bel Lobo, e os designers Marcus Ferreira (Decameron e Carbono) e Estevão Toledo. Já os artesãos são Valcir Barbosa e Cristina Barbosa (marcenaria), Vasique Leôncio (couro), Vânia Leôncio (costura), Raimundo Nonato (ferreiro), Lucas Silva (entalhador).

Nessa terceira edição, quando os materiais em destaque serão o ferro, a madeira e o couro, acontecerão 12 palestras, 4 lançamentos de livros, 7 exposições, oficinas, workshops e talks, além de uma série de eventos paralelos que organizados por lojistas e artistas da cidade. As atividades acontecem em casarões e espaços localizados no vai-e-vem das vielas charmosas e históricas da cidade.

O principal objetivo da SCT é valorizar os conhecimentos de raiz, dando-lhes frescor e evitando que desapareçam, levando consigo a nossa história. Agora quero te contar um segredo: se você estiver de bobeira, vá! Independente da sua área, vá! Porque esse evento é in-crí-vel! Nos vemos lá pelas ruelas históricas.

P.S. A idealizadora deste Festival é a jornalista Simone Quintas que está à frente do evento junto com o sócio Valmiro Junior.

Fotos: Thiago Coelho e Helena Leão

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM