• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
19 set

Tendência Decor: Design Biofílico

tendência-decor; design-biofílico; biofilia; urban-jungle; jardim; decoracao
1 Hotel Central Park. Foto Manrique Cartin.

Eu sempre morei na cidade, mas quando era pequena eu ia todas férias para uma fazenda da família. Depois de grande passei a viajar nos fins de semana para o mato, e hoje moro numa casa.

Olhando assim em retrospectiva descobri que na realidade eu sempre tive a necessidade de estar perto do verde e por isso estou amando a nova tendência do design biofílico. Essa tendência comprova que apesar de termos nos tornado seres urbanos ainda queremos estar perto da natureza e assim, quando isso não é possível sentimos a necessidade de trazê-la para nosso espaço. Por isso as urban jungles, as famosas florestinhas que temos visto em casas e apartamentos, tem se multiplicado e invadido também os ambientes corporativos.

BIOFILIA NOS ESCRITÓRIOS

Funcionários de empresas onde há plantas e luz do sol são 15% mais felizes e produzem mais: essa foi a conclusão da pesquisa Human Spaces, The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace, ou seja, o Impacto Global do Design Biofílico nos escritórios. Está provado que mais que uma simples moda, locais de trabalho com design biofílico aumentam o bem-estar, reduzem o stress e a pressão arterial e estimulam a concentração, a criatividade, e a produtividade.

Não é por acaso que as maiores empresas de tecnologia do mundo como a Google, a Apple e a Amazon apostam na proposta de ambientes mais naturais. A pesquisa apontou também cinco elementos do design biofílico: iluminação natural, plantas, ambiente tranquilo, vista para um lago, mar, ou algum tipo de água, e cores vibrantes.

2 FORMAS DE FAZER O DESIGN BIOFÍLICO

Quando falamos de design biofílico, a primeira coisa que nos vem à cabeça é uma parede verde. Ok, isso é design biofílico, mas não é só isso. Existem duas formas principais de trazer a natureza para perto. A primeira, e a mais óbvia, é trazer elementos naturais para o ambiente; e aí sim entram as plantas em vasos e jardins, a luz natural através de grandes janelas e portas, e a integração do espaço interno com o externo.

VEJA TAMBÉM: JARDINS SUSPENSOS NA DECORAÇÃO

Mas o Design Biofílico também pode ser trabalhado através de sons e temperatura. No primeiro vale os sons da água, de sinos, de pássaros, do mar e do vento; e no segundo, entra o conforto térmico com a ventilação e correntes de ar.

A segunda forma de se trabalhar o design biofílico é através das referências, quando não é possível trazer diretamente a natureza para dentro. Isso pode ser feito com elementos que se parecem com ela: cores, formas e padrões orgânicos, materiais e texturas naturais. Está provado que a mente humana reconhece esses padrões e os identifica; assim os efeitos sobre nós acabam sendo semelhantes.

Esses podcasts foram ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM nos dias 02,03 e 04 / 07 de 2019

tendência-decor; design-biofílico; biofilia; urban-jungle; jardim; decoracao
1 Hotel Central Park
tendência-decor; design-biofílico; biofilia; urban-jungle; jardim; decoracao
Khoo Teck Puat Hospital, Cingapura.
tendência-decor; design-biofílico; biofilia; urban-jungle; jardim; decoracao
Sede da Amazon, em Seattle, nos Estados Unidos.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM