• amplio
  • templuz
  • casa-e-tinta
  • sumisura
  • o-pecado-dos-provadores
  • quarto-infantil-montessoriano
20 set

A História Da Cadeira Tolix

Podcasts

DÊ PLAY: Você conhece a cadeira Tolix? É provável que sim, só não está ligando o nome à pessoa, afinal essa cadeira que hoje está em alta nos projetos de pegada industrial não é nova. Na verdade é uma octogenária!

A cadeira Tolix foi criada em 1935 pelo telhadeiro francês Xavier Pauchard, um dos pioneiros na técnica de galvanização de chapas metálicas, técnica que foi patenteada na França em 1937. Pauchard, ao descobrir o método de galvanização que inicialmente usava nos telhados de seus clientes, abriu uma fábrica de móveis que podiam ficar no tempo e é por isso que a Tolix possui furos no assento para deixar a chuva escorrer.

Sem enferrujar e empilháveis, essa cadeira caiu nas graças de escritórios e fábricas e Nessa época também foi distribuída aos bares e cafés parisienses em troca de contratos ganhando assim o apelido de Francesinha.

Hoje, a cadeira Tolix é uma peça clássica e atemporal que embeleza ambientes contemporâneos com seu estilo retrô. Faz parte também do acervo de grandes museus como o MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, o Pompidou em Paris e o Vitra na Alemanha. Ainda está em dúvida? Rola o mouse!

Eu sou Janina Ester para o Décor e Arte.

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM dia 14/09/2018

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM