• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
25 abr

Clássicos do Design Brasileiro: Paulo Mendes da Rocha

Foi através de projetos com linhas cruas, limpas e socialmente responsáveis, que o Arquiteto e Urbanista PAULO MENDES DA ROCHA desenhou sua carreira.

Nascido em Vitória no Espírito Santo, foi em São Paulo que viveu a maior parte de sua vida e realizou projetos como o Ginásio do Club Athletico Paulistano e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Paulo Mendes coleciona prêmios ao redor do mundo como o Pritzker, Prêmio Mies van der Rohe, Leão de Ouro e o Prêmio Imperial do Japão, entregue pelo próprio príncipe Hitachi.

Pertence à chamada geração modernista liderada por Vilanova Artigas e Le Corbusier e já foi autor de projetos polêmicos como o do Museu Brasileiro da Escultura e do pórtico localizado na Praça do Patriarca, ambos em São Paulo. Como professor, participou em 1961 de intenso debate político sobre o papel social do arquiteto, culminando em seu afastamento da universidade no período entre 1969 e 1980, tornando-se posteriormente professor titular.

Como designer de móveis, Paulo Mendes desenvolveu duas obras-primas: a Poltrona Paulistano, criada em 1957 para compor o mobiliário do Club Athletico Paulistano e em 1981 a espreguiçadeira Chaise Longue PMR, sendo uma espécie de continuidade da primeira, ambas inspiradas nas propriedades de flexibilidade do aço e na estrutura tubular.

A espreguiçadeira PMR é toda trabalhada em bobinas de aço e aço tubular e seu design futurista e funcional chama atenção pela personalidade. A Poltrona Paulistano é um marco na história do design brasileiro e impressiona pela seu desenho simples e atemporal, através da sua estrutura em aço e assento em couro vaqueta. Foi editada em pequenas séries e em 2009 entrou para a seleta coleção permanente do Museu de Arte Moderna, MoMA em Nova York.

Em conjunto com o escritório MMBB, Paulo Mendes lançou em 2017 na SP - Arte um conjunto de mobiliários desenhado para compor o Sesc 24 de Maio. As peças traduzem a linguagem modernista do arquiteto através das linhas retas e elegantes e das chapas metálicas utilizadas como matéria prima.

clássicos-do-design-brasileiro-paulo-mendes-da-rocha
A Cadeira Paulistano (1957) possui estrutura em aço e assento em couro vaqueta.
clássicos-do-design-brasileiro-paulo-mendes-da-rocha
A Chaise Longue PMR (1985) possui design futurista e atemporal.
clássicos-do-design-brasileiro-paulo-mendes-da-rocha
Banco para a sede do Sesc 24 de Maio, em São Paulo.
clássicos-do-design-brasileiro-paulo-mendes-da-rocha
Mesa desenhada por Paulo Mendes da Rocha para compor o Sesc 24 de Maio, em SP.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM