• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
10 jan

Casa elegante em Vespasiano

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp
rogério-da-fonseca; casa-elegante-em-vespasiano; fachada-cega; decor-novo; pergolado
Projeto: Rogério da Fonseca I Fotos: Estudio NY18

Localizada em Vespasiano, MG, esta casa de 717m² foi erguida do zero sobre dois lotes de terreno em declive para ser o novo lar de um casal com três filhos. O projeto é do arquiteto Rogério da Fonseca, da RF Arquitetura.

Assim que comprou os lotes, o casal - ele do ramo dos Esportes e ela da área de Educação) - se reuniu no local com o arquiteto para traçar as primeiras demandas para o novo lar. "Como o cliente é festeiro e adora reunir amigos e parentes em casa, de cara, me pediu uma generosa área de lazer, duas cozinhas, uma interna integrada à área social e outra externa integrada à varanda", conta Rogério.

FACHADA ELEGANTE

Para esta casa de linhas minimalistas, o arquiteto fez uma fachada cega voltada para a rua para resguardar a privacidade dos proprietários, revestindo-a com madeira ripada que mimetiza duas portas; uma é a entrada principal da casa e a outra dá acesso ao home office do cliente. Ou seja; um eventual visitante pode acessar sem adentrar na intimidade da casa. A parede ao fundo da garagem, também voltada para a rua, foi revestida com pedra rústica moledo, acrescentando uma nova textura ao conjunto arquitetônico ao mesmo tempo que protege o espaço da umidade do jardim vertical instalado logo atrás.

Já no segundo pavimento, portas-camarão de madeira ripada se sobrepõem às portas de vidro que dão acesso à varanda que, além de oferecer privacidade, impedem que o sol aqueça demais os ambientes. "O que a fachada não revela surge inesperadamente através de imensos painéis de vidro deslizantes que integram os ambientes internos com o jardim externo e a piscina", pontua o arquiteto.

DECOR NOVO DE DESIGN ASSINADO

Na decoração, todos os itens são novos. A seleção dos móveis da área social com cozinha integrada, por exemplo, foi pautada pelos quesitos "conforto e aconchego", com destaque para a mesa de jantar com tampo de madeira rústica pequiá, que preserva o rasgo natural de seu veio, cadeiras originais dos anos 50 garimpadas em antiquário, sofá do designer Maurício Bonfim e a poltrona e o aparador do designer Jader Almeida. Na varanda coberta do piso térreo, todos os móveis são da linha Doty, também assinados por Jader Almeida.

A "paleta de cores e acabamentos" da área social trafega pela elegância da sobriedade com base em tons de cinza, bege, detalhes em preto e madeira natural. Repare no forro do teto em madeira tauari ripada que "aquece" o ambiente, o mármore travertino no piso, conferindo sofisticação, e as portas de vidro que permitem ampla visão da área externa. Já a escada de concreto foi revestida com tábuas de peroba-rosa de demolição. Cortinas de linho puro e tapetes de lã de origem indiana acrescentaram um toque de aconchego e leveza.

ÁREA EXTERNA COM PERGOLADO

Na área externa, composta por varanda, espaço gourmet, jardim, piscina, academia, banheiro, pomar e estacionamento para quatro carros, o grande destaque é o pergolado tipo colmeia, com estrutura de madeira laminada colada e teto de vidro laminado refletente. "A intenção foi proteger a varanda da chuva e ampliar o espaço gourmet com uma cobertura que não fosse pesada visualmente e ainda agregasse beleza ao conjunto arquitetônico. Além disso, o vidro refletente deixa a luminosidade entrar e reduz consideravelmente a temperatura do espaço", diz o arquiteto. Neste ambiente os móveis são baixos e também seguem os tons neutros para não tirar o protagonismo dos jardins ao redor feitos pelo paisagista Droysen Tomich.

PISCINA, JARDINS E TERRAÇO

A piscina foi toda revestida em pedra sabão. Além de ajudar a manter a temperatura da água aquecida, essa pedra, tão nossa, "casou" perfeitamente com o verde do jardim vertical. O terraço aberto do pavimento superior é acessado pelas quatro suítes, sendo um respiro projetado para levar o verde das plantas para os moradores ao dormir e acordar. Detalhe afetivo: para a parede da varanda menor do piso térreo, o arquiteto criou um nicho de 4,50m x 1,80m, fechou com vidro leitoso e iluminou com LED para receber uma obra do artista plástico, Elano Passos, amigo da cliente, e que foi feita no local. O desenho é a representação da história de amor do casal.

Fotos: Estudio NY18

rogério-da-fonseca; casa-elegante-em-vespasiano; fachada-cega; decor-novo; pergolado
Esta casa é totalmente automatizada.
rogério-da-fonseca; casa-elegante-em-vespasiano; fachada-cega; decor-novo; pergolado
Portas pivotantes do piso ao teto, com esquadrias em madeira de demolição.
rogério-da-fonseca; casa-elegante-em-vespasiano; fachada-cega; decor-novo; pergolado
A escultura de cabeça de santo (São Francisco) do mestre Nicola, com 90cm de altura foi instalada no jardim, próxima às costelas-de-adão.
rogério-da-fonseca; casa-elegante-em-vespasiano; fachada-cega; decor-novo; pergolado
O pé de jabuticaba plantado no jardim, árvore nativa que traz cheiro para casa, lembra a infância do casal.

FICHA TÉCNICA

Tipo: Residência Unifamiliar

Projeto: Arquiteto Rogério da Fonseca

Escritório: RF Arquitetura

Área total construída: 717 m²

Área total do terreno: 978m²

Localização: Condomínio Alphaville, Vespasiano, Minas Gerais, Brasil

Paisagismo: Droysen Lopes Tomich

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM