Casa de campo ampla e confortável
De 160 m² à 440 m², essa casa de campo em Itaipava, na região serrana do Rio de Janeiro, mais que dobrou de tamanho após a reforma feita pelo escritório Escala Arquitetura que manteve o corpo da casa original e expandiu a área construída tornando a morada mais ampla, confortável e completa.
Penso que num mundo de excessos, todas as iniciativas para se preservar coisas que já existem são boas, sustentáveis e merecem aplausos. E esse é o caso da reforma desta casa de campo em Itaipava, região serrana do RJ, feita pelas arquitetas Carolina Escada e Patrícia Landau, do escritório Escala Arquitetura, que preservou corpo principal da casa original como eixo central, expandiu para os lados e para a frente incorporando elementos contemporâneos ao que já existia e mais que dobrando a residência de tamanho. "Uma casa de campo ampla e confortável para descansar e se conectar com a natureza, equipada com forno de pizza e churrasqueira para garantir bons momentos em família e receber os amigos"; esses foram os principais pedidos do casal com dois filhos. Para atendê-los, as arquitetas do Escala Arquitetura aumentaram a área construída tanto com lajes pré-moldadas com beiral feito com braços metálicos, vidro e réguas de madeira nos lados, quanto através do prolongamento do telhado original para frente, criando um o novo desenho da fachada principal.
MAIS COMPLETA, APÓS REFORMA
Ao final da obra, a casa que tinha originalmente 160 m² passou ter 440m², cinco suítes, sala de estar com TV e fogão à lenha para pizzas, varandão servindo como uma segunda sala de estar aberta e uma área de piscina com churrasqueira e sauna. "Cada intervenção foi pensada de forma a manter as características da estrutura original e criar harmonia com as partes acrescentadas. Também tivemos a preocupação de integrar os elementos construídos à paisagem e topografia do terreno, que pouco precisaram ser modificadas", conta Carolina. "O contraste entre o telhado tradicional de duas águas e os volumes baixos laterais marcam o que é antigo e novo", acrescenta a sócia Patrícia.
ÁREA SOCIAL INTEGRADA
A área social, composta por uma sala de estar e jantar com forno de pizza no interior, varandão e cozinha, se relaciona com a área dos quartos através de um hall interno com uma pequena escada que acompanha a topografia do terreno. Já a suíte do casal foi projetada como um bangalô que parece suspenso, desconectado da casa. "Para criar esse efeito, fizemos uma circulação interna com esquadrias de vidro que dão para um jardim de inverno e deixamos a construção solta do solo, respeitando a declividade do solo", diz Patrícia.
O JARDIM
No jardim, para não impactar a natureza ao redor nem alterar os desníveis do terreno, as arquitetas desenharam escadas e caminhos que acompanham seu formato irregular, economizando, inclusive, com a movimentação de terra.
A PISCINA
Ainda na área externa, a piscina existente foi totalmente reformada ganhando, além do revestimento de pedra vulcânica em tom esverdeado, um deck de madeira que se estende por toda a nova área de convivência, coberta e equipada com churrasqueira, uma mesa grande e muitos assentos.
VEJA TAMBÉM UMA CASA DE CAMPO EM ITABIRITO, MINAS GERAIS
Fotos: Juliano Colodeti do MCA Estúdio
FICHA TÉCNICA
Projeto: Escala Arquitetura
Localização: em Itaipava, RJ
Arquitetas: Carolina Escada e Patricia Landau
Produção visual: Andrea Falchi
Paisagismo: Daniela Infante
VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM