• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
25 mar

Casa das Orquídeas

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Um casal de empresários procurou o escritório do arquiteto David Guerra com a seguinte demanda: a construção de um refúgio de fim de semana para a família numerosa: três filhos, sete netos, um grande número de irmãos, primos e demais familiares que se encontram em comemorações com mais 50 pessoas.

Porém, já na apresentação do anteprojeto, os clientes perceberam que, na verdade, estavam buscando também sua residência definitiva. Deste contexto, surgiu a Casa das Orquídeas, um projeto que levou 5 anos para ficar pronto e, conforme o tempo passava, foi envolvendo não somente os proprietários, mas também toda a família que foi participando das decisões e dos incrementos para um cenário com a identidade de todos.

A COMPRA DO TERRENO E SEUS DESDOBRAMENTOS

O casal comprou inicialmente um terreno de 15.000 m² em uma região largamente preservada nos arredores de Belo Horizonte, MG. Uma área generosa, com mais um grande atrativo: a presença de árvores centenárias. Importante colocar: este não foi somente o projeto de uma casa e sim o sonho do proprietário de fazer um santuário natural para o casal e sua família; um local onde espécies ameaçadas da fauna e da flora pudessem encontrar abrigo e os moradores pudessem estar em contato com a natureza participando de maneira ativa na preservação ambiental. Assim, após meticuloso processo interdisciplinar de licenciamento junto aos órgãos ambientais, obteve-se a autorização para o complexo de preservação da fauna e da flora com: oito viveiros para 12 espécies de aves, dentre elas araras, papagaios e tucanos, de macacos-prego, jabutis-piranga e tigres d'água; duas lagoas com bagres, cascudos, e surubins, dois criatórios para reprodução de curiós. E o mais impressionante: dois orquidários em área total de 900 m² com 50 mil mudas de 3.500 espécies de orquídeas, sendo o maior orquidário pessoal no Estado de MG; local onde o proprietário passa algumas horas do seu dia para manter, cuidar e fazer crescer o seu sonho concretizado.

A CASA NÚCLEO DO PROJETO

A casa surge na implantação próxima do acesso ao terreno. Em forma de U, um grande pórtico de pedra e uma escultural fonte de água recebem o morador que pode estacionar em uma das duas vagas cobertas ou num pátio para 20 carros. Ao entrar, a sala se abre para um amplo pátio central, onde se tem a bela vista da mata preservada, do santuário natural e da área de lazer com piscina, deck, lounge e jardins. No interior, o ambiente é integrado com estar, jantar, sala de TV, cinema, cozinha funcional e gourmet, com churrasqueira e uma área de estar. Além disso, um SPA completo com saunas seca e molhada, ducha e sala de massagem.

A ÁREA PRIVATIVA E LAZER COMPLETO

Do outro lado do pátio, a área privativa ganhou quase o dobro do tamanho inicial visto que, aos poucos, toda a família foi se envolvendo e fez-se necessário adicionar mais três suítes e um escritório que foram incorporados as já previstas três suítes e suíte master; esta última com dois banheiros e dois closets. Todos estes ambientes são interligados por uma circulação externa que se tornou um lounge comum, fechado para evitar a entrada de bichos do mato. Com quase 50 metros de comprimento, o bloco ganha três metros abaixo do terreno, que foi aproveitado para uma garagem de 10 carros, uma área de serviço e uma confecção para produção de roupas infantis para a caridade, distribuídas em hospitais com os quais os proprietários colaboram. Além da expansão da área da residência, os proprietários decidiram comprar o lote do lado, também de 15.000 m², para construir uma praça de esportes completa com um campo de futebol, uma quadra de tênis, uma quadra poliesportiva e duas quadras de beach tennis. Construiu-se ainda uma pequena capela para recolhimento interior e o futuro casamento das netas; destinou-se um espaço para pomar e horta e uma área de lazer para que os filhos pudessem receber amigos sem que os proprietários precisassem necessariamente participar, com 5 suítes, piscina, deck, cozinha e mesa de sinuca. Detalhe: todo o complexo é contornado por uma pista de caminhada de 6km.

MATERIAIS E CORES

Para este projeto grandioso foi adotado um estilo contemporâneo para a arquitetura que se integra com a natureza de forma acolhedora através de cores diversas como branco, cinza, marrons, caramelos, tons crus e preto. Os materiais, tanto os naturais como madeira e pedra, como os industrializados como o Dekton trazem aconchego, conforto e eficiência à construção. Nos móveis, o arquiteto buscou a atemporalidade para uma casa que durará um tempo que, com certeza, transcenderá modas e tendências.

VEJA O KÛARA HOTEL, RESORT NA BAHIA PROJETADO TAMBÉM POR DAVID GUERRA

Fotos: Jomar Bragança

Texto enviado pelo escritório, com intervenções de Janina Ester.

FICHA TÉCNICA

Tipo: Residência unifamiliar

Área construída: 4.036 m²

Local: Nova Lima / Minas Gerais – Brasil

Arquiteto: David Guerra

Equipe: Nínive Resende, Jefferson Gurgel, Bernardo Hauck, Gleisson Gurgel

Ano de conclusão: 2022

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM