• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
14 jun

Alugado e a cara do dono, sem quebra-quebra.

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Muitas vezes sinto uma certa resistência das pessoas em investirem em imóveis alugados. Acham que não vale a pena e assim podem passar anos em um espaço sem personalidade. Mas a arquiteta Guta Louro nos prova que vale, e muito, e que conferir a tal personalidade não depende de quebra-quebra. Veja.

O morador deste apartamento com 60m² em Nova Iorque é um jovem brasileiro solteiro que vive há muitos anos em Flatiron District, Manhattan, e trabalha no mercado financeiro. Como seu imóvel é alugado, uma eventual reforma não estava em seu radar, mas, ainda assim, ele queria que o espaço refletisse seu gosto e sua personalidade. Para satisfazer esse desejo, sem quebra-quebra, o proprietário entrou em contato com a arquiteta Guta Louro que se divide entre São Paulo e Estados Unidos, com escritórios em Nova Iorque, Atlanta e Austin, que aceitou a missão.

"Por ser um apartamento alugado, evitamos a troca da pintura e trabalhamos com papel de parede na entrada. Como o imóvel não tinha forro no teto e havia apenas um ponto de iluminação na sala e nenhum no quarto, tivemos que brincar com diferentes opções de iluminação, instalando um trilho na sala de estar e uma luminária de parede com tomada comandada", conta Guta.

PARA O DECOR, POUCOS E BONS

Muito da personalidade adquirida pelo imóvel após sua renovação pode ser atribuída à decoração. Sóbrios e elegantes, os tons da paleta escolhida passeiam pelo cinza e o azul, mas, com sensibilidade e bom gosto, para aquecer os ambientes, a arquiteta acrescentou a madeira em alguns móveis, toques de laranja, azuis mais vibrantes na sala e um pouco de amarelo no quarto.

"Como o cliente gosta de relaxar no sofá e receber os amigos em casa, escolhemos um modelo grande e bastante confortável, com módulo chaise na lateral. Ele também pediu um móvel com nichos para acomodar a coleção de discos de vinil que estava começando, além de espaço para o toca-discos", relata a arquiteta.

No mobiliário chamo atenção para as peças de design como as mesas de centro Nanook, assinadas pelo designer Philippe Bestenheider para a italiana Moroso, que são leves e fáceis de deslocar, e as duas mesinhas rústicas entre o sofá e a janela, que também podem ser usadas como banquinhos em dias de casa cheia.

Fotos: Rômulo Fialdini

apartamento-alugado; decor-de-imóvel-alugado; reforma-sem-quebra-quebra; guta-louro; decor-de-alugado
A mesa de apoio do sofá é a Marc Table, do designer Marc Thorpe para Moroso.
apartamento-alugado; decor-de-imóvel-alugado; reforma-sem-quebra-quebra; guta-louro; decor-de-alugado
A mesa de centro Nanook é do designer Philippe Bestenheider para a marca italiana Moroso.
apartamento-alugado; decor-de-imóvel-alugado; reforma-sem-quebra-quebra; guta-louro; decor-de-alugado
A cadeira em couro é a Zaha Chair, da loja Jason Home.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM