Arquiteta e urbanista é formada pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro. Realizou estudos adicionais em Nova York e Milão e viveu muitos anos no exterior. Após 22 anos de experiência trabalhando em um escritório americano e em renomados escritórios cariocas, fundou a Progetto Arquitetura e Interiores. Em 2011, iniciou carreira solo com a Gisele Taranto Arquitetura, empresa de arquitetura e interiores que atua na área residencial de alto padrão assim como em projetos corporativos. O objetivo da GT Arquitetura é solucionar de forma criativa e inteligente os problemas apresentados, adequando-os ao perfil e necessidade de cada cliente.
Projetos
Residência Brise
A arquiteta carioca Gisele Taranto costuma batizar seus projetos com nomes sugestivos; Tempo, Fênix, Mirante... Com a reforma desta casa, em área nobre do Rio de Janeiro, não foi diferente e seu nome carrega dois sentidos: a brisa que passa pelas generosas aberturas e o brise soleil usado na fachada voltada para a rua, que afasta os ruídos, mas mantém a entrada da luz.
Situada em local movimentado, o tratamento acústico foi determinante, exercendo grande influência na arquitetura da casa. Para solucionar o problema, Gisele foi buscar nas construções árabes a solução criando um pátio interno em torno do qual se estrutura toda a vida social da residência. Há ainda os jardins onipresentes que invadem o interior através de grandes painéis de vidro. Para a privacidade foram projetados, além das esquadrias de vidro, painéis de correr em alumínio ripado.
A casa, que originalmente tinha duas construções separadas, foi integrada e o volume único que surgiu divide-se em área social no térreo (com living, jantar, escritório, varanda, espaço gourmet, cozinha, garagem, piscina, academia, sauna e banheiros) e ala intima no andar superior (suíte máster, as três suítes dos filhos, um quarto de hóspedes, banheiros, rouparia e sala íntima). Ambos voltados para o pátio interno. No andar semienterrado ficam serviços, adega, brinquedoteca e lavabo. Um dos pedidos dos clientes foi prever o máximo de insolação na área externa para não haver sombras na piscina.
Em se tratando de uma reforma, alguns desafios surgiram como lajes desniveladas e vigas muito baixas. Para não perder a altura de pé direito, por exemplo, tirou-se partido das vigas existentes e as novas vigas contempladas pelo projeto ganharam iluminação especial feita por Maneco Quinderé. Desta forma a malha criada no teto do living permitiu integrar espaços sem perder conforto.
Algumas características originais da casa foram mantidas, como a estrutura da escada principal que ganhou linguagem contemporânea através do novo revestimento do piso e do guarda corpo de ferro pintado. Também foram mantidos os azulejos portugueses na sala de jantar.
Os materiais utilizados neste projeto são atemporais e foram definidos para que o conjunto se tronasse o mais claro possível. Assim, foi definido o travertino para os pisos sociais, pátio da piscina e banheiros; madeira para a área íntima e pasinato na área externa da casa. As paredes internas e externas também foram pintadas de branco ou revestidas com painéis de madeira. Toda a marcenaria foi concebida pelo escritório para atender as necessidades dos clientes e a decoração recebeu móveis assinados por famosos designers brasileiros e internacionais.
Matéria de Marcelo Segrini, artista plástico e designer de interiores, e Janina Ester
FICHA TÉCNICA
Obra: Residência unifamiliar
Arquitetura:Gisele Taranto Arquitetura
Início do projeto: 09/2012
Conclusão da obra: 08/2013
Área do terreno: 1.157,11 m²
Área construída: 1245,7 m²
Fotos: MCA