• amplio
  • templuz
  • casa-e-tinta
  • sumisura
  • o-pecado-dos-provadores
  • quarto-infantil-montessoriano
28 abr

Luminárias Anglepoise: De James Bond à Pixar

Garimpo

Feita na década de 1930 com mecanismo pioneiro e forma aerodinâmica e modernista que seduziu bandas, estilistas como Paul Smith, figurou em filmes de James Bond, virou personagem do Studio Pixar e ganhou as mesas do MIT, a britânica Anglepoise chega à A. De Arte.

Vintage e funcional, a Anglepoise faz parte do panteão dos ícones ingleses, como os black cabs, as cabines telefônicas e os ônibus de dois andares que circulam por Londres. Foi desenvolvida pelo engenheiro automotivo britânico George Carwardine e seus ângulos e articulações complexas lembram as do corpo humano, porém, uma de suas características é o fato de manter total equilíbrio em todas as posições devido ao balanceamento sofisticado de pesos com molas, manivelas e alavancas.

Se peça nasceu numa oficina de carro e se tornou popular nos Anos 50 usada em salas de cirurgias, consultórios de dentistas e ambientes corporativos, hoje, ela é um dos ícones do design contemporâneo em projetos arrojados e objeto de desejo dos "designers lovers", fazendo parte até do Museu do Design, como uma peça que marcou a história, e agora da loja A.De Arte em Belo Horizonte.

CULTURA E HISTÓRIA

E quanto ao ilustre currículo mencionado de leve no início da matéria, eu te conto: a Anglepoise é a luminária do apartamento de James Bond no filme 007 Spectre. No Studio Pixar foi a referência para a criação dos personagens "Luxo" e "Luxo Jr." e passou a ser a logo da empresa. Em 1979 inspirou a música "(I Want to Be An) Anglepoise Lamp" da banda The Soft Boys. Em 1985 o escultor escocês David Mach criou o "The Giant Hand Sculpture named Knuckle Shuffle", uma escultura com 360 lâmpadas Anglepoise.

O estilista inglês Paul Smith criou três edições da peça. A última, em 2016, tem a paleta de cores primárias evocando o vocabulário visual do estilo de arte De Stijl, do pintor holandês Mondrian. E quanto ao MIT - Massachusetts Institute of Tecnology – reza a lenda que todas as luminárias de mesa da instituição são Anglepoise!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM