Ideia Design Segunda Edição
Pára tudo!!! A segunda edição do magazine book Ideia Design acabou de me chegar às mãos (lembra? Já falei dela por aqui) e está di-vi-na, item de colecionador, começando pela capa dura com a luminária de concreto grafitada mega cosmopolita e contemporânea. Mas de que se trata?
Bem, em primeiríssimo lugar da iniciativa de algumas cabeças pensantes capitaneadas pelo Designer, Professor e Pesquisador, Consultor de Design Estratégico e Editor da revista Camilo Belchior e apoiada por empresas visionárias como a Templuz e o Grupo Loja Elétrica cujo compromisso, eu tenho percebido, mais que simplesmente vender, é entender o seu tempo e o comportamento humano.
Em segundo lugar a edição em si, caprichadíssima, do papel reciclado às fotos. Mas o "ouro" mesmo se encontra nas linhas e entrelinhas do conteúdo sobre design, claro.
MODERNIDADE LÍQUIDA
A pauta que permeia toda a nova edição é a ressignificação, uma sequência natural da primeira edição cujo tema foi significação. Papo muito cabeça? Nem tanto. "Se todos nós temos a capacidade de interagir com as coisas a nossa volta porque damos significados a elas, somos capazes também de alterar esses significados e modificar a forma como as percebemos", comenta Camilo em sua mensagem ao Leitor, sinalizando que "fecha" como o sociólogo polonês Zygmunt Bauman e sua Modernidade Líquida: "Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar".
O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO MAGAZINE BOOK
São 108 páginas, 12 matérias e quatro artigos produzidos com apuro e sensibilidade para começar a abrir a porta hermética do processo de ressignificação que vivemos em nosso dia a dia (muitas vezes sem perceber) e o que ele pode desencadear nas sociedades atuais e futuras. Seu objetivo principal é demonstrar como o design e seus processos podem contribuir radicalmente em questões cruciais da humanidade, como consciência sustentável e a qualidade de vida; entre outros.
VEJA A PRIMEIRA EDIÇÃO DA IDEIA DESIGN
As matérias e entrevistas feitas com profissionais que são referência no Brasil e no mundo perpassam questões universais como moda com propósito e afeto, o desperdício de alimentos por puro preconceito, espaços residenciais e comerciais que são verdadeiras galerias de signos, entre outros.
Enfim, leitura obrigatória para profissionais das mais diversas áreas, em particular para arquitetos, decoradores, estudantes e lojistas. E eu sugiro que leiam. Se você não for uma pessoa sortuda como eu e o Lufe Gomes (leia-se Life by Lufe) que recebemos nosso magazine book em casa, não fique triste: você pode ler online. É só clicar AQUI. :)
VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM