• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
17 dez

Frank Lloyd Wright

Projetos | Garimpo Compartilhe no Whatsapp

CLIQUE E OUÇA O PODCAST: O que torna um projeto memorável? Beleza? Soluções construtivas? Materiais empregados? Um pouco de tudo isso. Pois é assim a casa mais famosa do Mundo que em 2016 completa 80 anos sendo ainda referência. Trata-se da Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright, considerado o 'pai' da arquitetura moderna e orgânica. A residência, feita para ser casa de campo da família Kaufman, fica na Pensilvânia e foi construída entre 1936 e 1939 sobre uma cachoeira.

As grandes pedras do local invadem o interior da casa e a construção foi feita de tal maneira que as quedas de água podem ser ouvidas do interior, mas só podem ser vistas quando se está de pé na varanda do andar mais alto. O projeto foi pensado ao estilo japonês e sua idéia, já naquela época, foi integrar a casa à natureza estimulando o convívio entre o construído e a paisagem. Mais contemporâneo impossível, e você aí se achando moderno!

Reza a lenda que Frank Lloyd Wright era um verdadeiro "marketing-man" ambulante e nunca perdia a oportunidade de anunciar seu trabalho e encantar clientes em potencial. Como era professor de arquitetura de Edgar Jr, filho de Edgar Kaufmann Sénior, um próspero homem de negócios em Pittsburgh e fundador da loja de departamentos kaufmann's, um dia foi convidado para almoçar na casa da família,"La Tourelle", uma obra-prima franco-normanda. Lá chegando, disse a Edgard Jr em alto e bom som para que seu pai pudesse ouvir: "Edgar, esta casa não é digna dos seus pais…" Foi o que bastou para que o magnata encomendasse o projeto do que viria a ser a Fallingwatter House.

Construída originalmente para ser a residência de veraneio da família abastada, hoje a Casa da Cascata é um museu. Seu ineditismo reside no fato de ter sido construída sobre uma queda d'água utilizando os próprios elementos naturais para a composição arquitetônica e materiais experimentais para a época.

EM LIVRO: VIDA MARCADA POR TRAGÉDIA

Se Frank Lloyd Wright foi um dos arquitetos mais visionários da História, sua vida pessoal foi marcada por acontecimentos onde amor e tragédia se entrelaçaram. No romance histórico Loving Frank, de 2012, (no Brasil: Arquitetura de Um Sonho, O Romance de Frank Lloyd Wrigh, Editora Rocco) a jornalista americana Nancy Horan conta a história da relação amorosa entre Wrigh e sua cliente Martha Cheney, que escandalizou a sociedade norteamericana no início do século 20.

Em 1903, ela e o marido Edwin Cheney contrataram o arquiteto para projetar uma casa para a família em Oak Park, Illinois. Dessa convivência nasceu uma paixão fulminante entre o arquiteto e sua cliente que fez a mãe abandonar o marido e seus dois filhos e o arquiteto deixar a esposa e os seis filhos. Martha deixou tudo para viver com Wrigh em um de seus outros projetos, a Casa Taliesin em Wisconsin. O livro aborda desde a trajetória da ex-dona de casa que se tornou uma feminista até o trágico desfecho da relação em 1914: enquanto o arquiteto viajava a negócios, um de seus empregados ateou fogo na residência, matando Cheney, seus filhos e vários outros funcionários com um machado.

Matéria de Janina Ester

Fotos: Divulgação, web, Lykantrope

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM