• urban-arts; urban-arts-ponteio; galeira-de-arte; quadros; quadros-decorativos
  • centenaria-madeira; madeira; wood; decoração; decor
  • templuz; iluminação; luz; pendente; abajur
  • casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • o-que-mudar-num-apê-alugado
  • a-sogra-chegou; quarto-de-visitas; quarto-de-hospedes; sofa-cama; bicama; bancada; bancada-de-trabalho; bancada-de-estudo; cadeira-de-escritorio; cabideiro; luminária-de-mesa; luminária-de-pé
25 mar

Um Baú Para Chamar De Seu

Podcasts
bau; bau-na-decoração; história-do-bau; móvel-bau
Projeto: Dado Castello Branco. Casa Cor Miami 2017.

DÊ PLAY: Já reparou como o baú é uma peça versátil? Versátil e linda! E hoje eu vou te contar um pouco da história dos baús, que eu aprendi com Arnaldo Danemberg, antiquário e um dos maiores estudiosos do mobiliário brasileiro. Rola o mouse!

Segundo Arnaldo, o baú é quase um símbolo da chegada do homem europeu por aqui, pois era a mala do passado que carregava roupas, tecidos, objetos, especiarias e mantimentos.

No Brasil Colônia os baús chegavam primeiro nas casas, muito antes dos móveis. Muitos baús traziam monogramas ou brasões, para mostrar a quem pertenciam e quando chegavam ao local de destino, depois de uma viagem longa, eram colocados sobre pedestais para evitar contato com a umidade do chão. Alguns eram bastante luxuosos e tinham o interior decorado com pinturas, papeis delicados e marchetarias.

VEJA TAMBÉM: A VOLTA DOS SOFÁS CURVOS

Também possuíam uma grande variedade de modelos: caixas, canastras, cofres, baús de ofício para ferramentas, uchas para alimentos e burras para guardar valores.

Assim, vem dessa época duas expressões que a gente usa muito sem saber porque e que estão ligadas à história dessas peças: "com as burras cheias de dinheiro" e a outra, essa eu tenho certeza que você conhece, é a famosa expressão "golpe do baú".

Enfim, assim como Arnaldo Danemberg adoro os baús embora não tenha ainda nenhum na minha casa.... Acho que eles são elegantes, versáteis e cheios de histórias para contar!

Esta é uma junção de 2 podcasts que foram ao ar pela Rádio Alvorada, 94.9 FM nos dias 12 e 13/09/2018

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM