• sumisura
  • a-de-arte
  • valorizando-as-prateleiras
  • o-projeto-su-misura-de-gislene-lopes
  • 4-dicas-express-para-o-decor-de-inverno
18 jun

Tendência Handmade

Podcasts

DÊ PLAY: Com os estilos minimalista e industrial dando as cartas no décor, uma tendência ressurge discreta pontuando os espaços com suavidade. É a tendência handmade, que nada mais é que o retorno das peças feitas à mão. Aquelas com cara de casa de vó, sabe?

Mais do que simples trabalho artesanal, o handmade tem um significado maior: representa aconchego, memória afetiva e tradição. Esse toque, que pode estar em qualquer ambiente da casa, da sala ao quarto, passando pela cozinha é simples, mas traz sofisticação, pois suas peças são geralmente peças únicas. Ou não, mas eu falo mais em baixo sobre isso.

Pode ser aquele caminho de mesa bordado que você herdou da sua mãe, a manta tricotada sobre o sofá, a colcha de patchwork, paninhos de bandeja, toalhinhas de lavabo, jogos americanos, centros de mesa. Eu, por exemplo, tenho um conjunto de crochê feito pela minha bisavó com caminho de mesa combinando com descansos para copos.

Às vezes vemos coisas que nem se encontram mais pra comprar, são peças em cambraia de linho, bainha aberta, bicos de crochê e bordados de ponto cheio... Geralmente nesse espaço handmade o amor está envolvido, pois alguém dedicou seu tempo para fazê-lo e é isso que o torna tão precioso e elegante!

Mas a tendência handmade pode estar também tanto em peças feitas por você mesmo, o famoso DIY, Do It Yourself, que também acrescenta toques pessoais a sua decoração, ou no artesanato, em cestos trançados e objetos de fibras naturais.

Mas atenção, o handmade não está somente em peças originais antigas. Com o desenvolvimento das técnicas industriais, o efeito handmade pode ser visto também em itens novos de qualidade. Esses itens novos são tão bons quanto uma peça feita a mão, eles só não têm uma história pra contar. Bora tricotar?

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM em 05/03/18

FICHA TÉCNICA

O Programa Decor e Arte vai ao ar diariamente pela Rádio Alvorada, 94,9 FM nos seguintes horários:

Segunda à sexta: 12h30min e 21h30min

Sábado: 8h30min e 13h:30

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM