• Botteh
  • kasa-mel
  • prima-linea; prima-linea-decorações
  • casa-e-tinta; pintura; cor; decor; decoração; lojas-casa-e-tinta
  • urban-arts; urban-arts-ponteio; galeira-de-arte; quadros; quadros-decorativos
09 jan

Loft, Kitnet, Estudio, Flat E Jk: A Hora E A Vez Dos Pequenos Notáveis

DÊ PLAY: Se você andar pela cidade, vai notar a quantidade de lançamentos imobiliários de espaços pequenos para morar. Essa forma minimalista de viver tem explicação: escassez de terreno, mudança de zoneamento urbano, novas formas de relacionamento e famílias pequenas, entre outras.

Aí eu fiquei pensando, e não é que esses ambientes compactos são ideais para estudantes, pessoas que estão começando a vida, pessoas que querem juntar dinheiro, pessoas que querem morar sozinhas, pessoas que priorizam viajar, e pessoas que não tem tempo para a rotina de uma casa. Assim, eu listei cinco modalidades de apês compactos, e suas diferenças, já que o mercado dá uma bagunçada jogando todas na mesma sacola, para que você, se estiver numa dessas situações que eu falei aqui, possa escolher com consciência a que mais combina com seu momento atual. Essas modalidades são: loft, kitnet, estúdio, flat e JK e eu te explico a diferença entre elas.

LOFTS
Os lofts surgiram nos anos 70 quando artistas se apropriaram de fábricas na periferia de Nova York. Sua glamourização surgiu só depois. Os lofts autênticos são espaçosos, tem pé direito alto e ambientes integrados, de pegada industrial que a gente adora. Atendem à turma de bom gosto mais endinheirada.

KITNET
A Kitnet apareceu nos anos 60 no Brasil, geralmente usada por aquele primo ou prima que morava no interior e vinha estudar na capital. A palavra kitnet, que eu encontrei escrita de várias maneiras, vem da palavra kitchen. Diferente dos lofts que vieram de fábricas e galpões, a kitnet é pequena e surgiu da adaptação de apartamentos tradicionais. Ela é composta por quarto, sala com cozinha, e banheiro. No início elas eram mais simples, mas hoje já é possível encontrar kitnets sofisticadas.

VEJA TAMBÉM: LOFT EM BARCELONA

ESTÚDIO
O estúdio lembra um loft de proporções reduzidas e tem mais divisões internas, pode ou não ter o pé direito alto e alguns possuem varanda. Geralmente, prédios de estúdios oferecem serviços de lavanderia, cafeteria, piscina, entre outros breguetes. Quase sempre os estúdios são a opção dos solteiros e jovens casais de classe média e alta que viajam muito ou querem juntar dinheiro.

FLAT
O flat é o famoso apart-hotel e como o nome diz tem os serviços de hotelaria incluídos, como a arrumadeira por exemplo. O flat tem quarto, sala, banheiro e cozinha e é geralmente a opção dos profissionais que vêm de fora sem intenção de fixar residência.

JK
E a última modalidade é conhecida como JK, tendência do mercado imobiliário perfeita para moradia de estudantes e quem quer economizar. De todas que eu falei é a mais enxuta, composta de apenas dois cômodos: um que serve de quarto, sala e cozinha e outro de banheiro.

Siga o @you.can.find no Instagram

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM nos dias 05, 06 e 07/08/2019

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM