• Leandro-Neves
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • escala-arquitetura; projeto-de-escritório; estacionamento-de-bikes; décor-com-bossa-carioca; jeito-de-casa
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
04 nov

Jardim Zen

Garimpo | Podcasts Compartilhe no Whatsapp

Vinda de terras distantes e de tempos milenares uma nova tendência decor entra em cena; são os jardins zen! Diferente de nossos jardins, voltados ao lazer e ao convívio, o jardim zen é voltado a contemplação e meditação e todos os seus elementos: areia, pedra, cascalho e madeira são simbólicos. A pedra e o cascalho, por exemplo, representam os obstáculos da vida. As formas na areia representam a fluidez de nossas atitudes. Linhas curvas representam agitação, já as retas definem a calma. Os jardins zen são lindos, mais econômicos de criar e muito mais simples de manter se pensarmos na questão hídrica. E aí, animou fazer o seu?

Um oásis na vida agitada e um antídoto contra o stress entre as vantagens de um jardim zen estão o fato de que você não precisa de muito espaço para criá-lo. Ele pode ser feito no exterior ou mesmo no interior da casa. O que importa não é o tamanho e sim os elementos que o compõem considerando o espaço, a fluidez e a simplicidade.

COMO FAZER UM JARDIM ZEN?

1-Decida o local e o tamanho do seu jardim, considerando o espaço disponível. Pode ser no quintal, varanda ou mesmo um jardim zen miniatura em cima de uma bancada.

2-Garimpe os elementos que comporão o seu jardim. Geralmente lojas de jardinagem, bricolage e ferragens são boas para isso. Se você optar pelo "Faça Você mesmo", vai precisar: madeira ou caixa grande, pregos, parafusos ou cola para madeira, ferramentas apropriadas, ancinho, areia, rochas, pedras e outros elementos decorativos, iluminação;

3-Com a madeira crie uma estrutura para conter a areia e os outros elementos que irão compor o seu jardim zen. Fique atento à profundidade, pois esta estrutura, assim como uma caixa, deverá conter cerca de dez centímetros de areia. Se o seu jardim zen for no exterior da casa, proteja-o contra as ervas daninhas.

4-Preencha o espaço com areia. Utilizando o ancinho, distribua a areia uniformemente. Se quiser, pode juntar gravilha ( um granulado tipo pedrinhas) para dar uma maior consistência e equilíbrio à areia.

5- Espalhe os elementos decorativos pelo jardim: rochas, pedras, tronco, estátuas, lanternas e até um bonsai, se você quiser. As rochas e as pedras devem submergir parcialmente na areia.

Reza a tradição que para atrair a sorte, deve-se utilizar um número de pedras ímpar, posicionando-as assimetricamente. Os budistas acreditam que cada pedra tem uma "face feliz", ou seja, examine-as de cada ângulo para determinar o seu melhor lado. Mas o mais importante é lembrar que nada está ali por acaso, tudo tem um simbolismo e que interagir com este jardim pode ser bastante reconfortante.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM