• casa-cor; casa-cor-mg; minas-gerais; belo-horizonte
  • casa-e-tintas
  • instituto-do-mundo-arabe
  • museu-nacional-do-catar
22 abr

O Estilo Boho Na Decoração

Podcasts

DÊ PLAY: Entramos na era de Aquário, a era da liberdade e da criatividade. Quem já passou dos 40 vai se lembrar de Hair, um filme cult que traduz bem esse espírito. Pois na decoração essa brisa vanguardista também se fez sentir...

Com ambientes mais livres feitos com a "cara" do morador e sem a ditadura de tendências. Não sei se você já reparou, mas é cada vez mais comum vermos os mais diversos estilos convivendo democraticamente dentro de um mesmo espaço. E dentro desse conceito decór liberal um estilo se destaca; é o estilo boho, abreviação de bohemian. Os mais jovens amam e caem de amores, já os adultos, como eu, apenas flertam com o estilo.

O estilo boho nasceu na Europa logo após a Revolução Francesa quando os artistas perderam o mecenato e tiveram que se virar colocando o pé na estrada e assimilando novas culturas. Logo ganharam o rótulo de boêmios, o mesmo que a burguesia da época usava para os ciganos da região da Boêmia. Assim, o rótulo virou estilo e o estilo virou tendência que de tempos em tempos retorna à cena décor, como é o caso hoje.

5 DICAS PRÁTICAS PARA FAZER O ESTILO BOHO NA SUA CASA

Esse estilo é fácil de replicar e, como eu disse, esse decór meio hippie sempre agrada adolescentes e pessoas de espírito livre que não se encaixam nos critérios mais clássicos.

DICA 1: aposte no que na decoração chamamos de mix and match, ou seja tudo junto e misturado, tipo estampas com listras. Morro de medo disso, mas confesso que tem algumas pessoas que conseguem fazer essas "mirabolâncias" muito bem, caso do brasileiro Sig Bergamin e da inglesa Tricia Guild.

DICA 2: a segunda dica é usar cores quentes e vibrantes sobre uma base neutra.

DICA 3: invista nas peças feitas à mão como mantas, almofadas, tapeçarias no chão e na parede (vale cangas e pareôs indianos, rsrs). Mas tenha cuidado para não deixar o ambiente muito carregado, viu?

DICA 4: resgate os objetos afetivos que contam a sua história. Ou seja, abra o baú da vovó e dê destaque para os tesouros encontrados!

DICA 5: e a quinta dica é humanizar a casa com muitas flores, velas, plantas, xícaras de chá, taças de vinho e incensos que nessa vibe não podem faltar, rsrs.

Olha só... Fazendo esse podcast percebi uma coisa que não tinha notado antes: o Boho europeu é quase o mesmo conceito do hygge escandinavo! ;)

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada 94.9FM nos dias 06 e 07/03 de 2019

estilo-boemio-na-decoracao; boho; boho-decor; boho-chic; estilo-boho
Filme Hair de 1979.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM