• 5-itens-decor-para-comecar
  • 9-dicas-para-uma-cozinha-perfeita
  • como-aliviar-o-stress-de-maneira-rapida
  • boa-vista-sion; móveis-planejados; móveis-para-casa
  • casa-e-tintas
18 abr

Design Além Da Estética E Da Função: Gaetano Pesce Na Duomo

Podcasts

DÊ PLAY: E a Feira de Milão, ou ISaloni como é conhecida, terminou, mas já deixou alguns legados. E um deles, que eu adorei, sinaliza que o Design pode ir muito além das premissas estética e função contando história e carregando bandeiras libertárias.

Eu estou falando da instalação que a B&B Italia fez na praça Do Duomo em frente à catedral de Milão, que é a maior catedral gótica do mundo. Para celebrar os 50 anos da poltrona Donna do designer Gaetano Pesce a B&B colocou uma escultura gigante dessa poltrona no meio da praça. A escultura media 8 metros de altura e se apresentou sugestivamente na cor de pele já que a poltrona original é listrada de bege e laranja. A peça foi também cravada por centenas de flechas sinalizando a violência contra a mulher ao longo dos tempos.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE: SOBRIEDADE SEM CARETICE

Mas por que a Praça do Duomo? Porque esse é um ponto turístico da cidade, por onde passam centenas de milhares de visitantes de todo o mundo e onde, com certeza, seria vista por muitos espalhando seu "recado".

Mas por que a Donna? Porque essa é uma das peças de design mais emblemáticas do planeta. Além da estética, e com estética eu quero dizer beleza, e da funcionalidade, traduzida no seu conforto (a Donna é super aconchegante); a Donna ainda carrega simbolismo e história.

Suas formas são as de uma mulher cheinha, acolhedora e de pernas abertas e sua criação coincide com o ápice da opressão feminina, por isso faz parte da poltrona original uma bola ligada por uma cordinha, que corresponde ao grilhão que os escravos carregavam nos pés para não fugir. Essa bola também estava lá na escultura da praça, porém a cordinha foi substituída por correntes para enfatizar a mensagem.

Este podcast foi ao ar pela Rádio Alvorada 94.9 FM no dia 10/04/19

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM