• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
17 abr

Um Projeto de Responsa

Confiança, desafio e entrega marcaram a reforma deste apartamento no tradicional Bairro Gutierrez em Belo Horizonte, MG, feita por SARITA SOARES depois de muitas reviravoltas, idas e vindas no projeto.

O primeiro contato com a arquiteta foi feito pelo filho que queria sair de casa e viver neste apartamento da família. Projeto pronto, apresentado e aprovado, teve que ser engavetado, pois o filho foi transferido para trabalhar em outra cidade. Que pena, o projeto tinha ficado lindo...

Tempos depois o contato foi retomado e o cliente mudou: não seria mais o filho e sim a mãe que ficara viúva e que estava morando apenas com uma das filhas numa casa enorme e por questões práticas e de segurança decidiu ir para o apartamento.

Essa guinada na história, porém, requereu paciência, sabedoria e adaptações no layout, afinal a nova proprietária era muito apegada a antiga casa e suas coisas, que eram muitas!

DELICADEZA E SEGURANÇA

"Este projeto foi um desafio do qual me orgulho, pois me vi responsável por essa grande mudança em uma fase importante na vida da cliente e percebi toda a confiança em mim depositada", conta a arquiteta que escolheu tudo junto com a proprietária, com calma, e ajudou também na triagem dos objetos que iriam ficar e os que ela teria que se desfazer, afinal estava indo para um lugar menor.

Assim, com delicadeza e segurança, Sarita Soares aproveitou no décor vários itens e mobiliário que já existiam fazendo antigo e moderno darem-se as mãos numa releitura contemporânea. Os quadros que a própria cliente pintou ganharam as paredes, sua fotografia de criança encontrou lugar sobre a cama e a pintura de seu retrato feita por um amigo ganhou destaque na sala de jantar.

Os 100m² do imóvel foram distribuídos em três quartos e a planta foi repaginada pra tornar os ambientes mais fluídos e funcionais. O piso da área social foi trocado pelo mármore veiado e a cozinha integrada. Os tons cinza do espaço ganharam ar moderninho com azulejos da Lurca. Para "aquecer" as cores frias a madeira entrou revestindo painéis, portas e paredes.

No balanço geral, o apartamento ficou prático e moderno, mas sem perder o aconchego que a cliente tanto prezava na sua antiga morada.

Fotos: Ivan Araújo

um-projeto-de-responsa
A sanca iluminada marca a circulação e continuidade entre sala e corredor.
um-projeto-de-responsa
A pintura do retrato da proprietária feita por um amigo ganhou destaque na sala de jantar.
um-projeto-de-responsa
Sobre a mesa as luminárias de André Ferri conferem o toque arrojado.
um-projeto-de-responsa
No jantar, o antigo armário embutido deu lugar à adega que recebeu portas de vidro incolor pra não ficar escondida.
Na mesa de jantar as cadeiras são design de Jader Almeida.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM