• camila-medrado; apê-de-avós-modernos; casa-de-vó; decoração-para-idosos; apartamento-sofisticado
  • joão-panaggio; casa-de-campo-em petrópolis; casa-de-campo; materiais-naturais; casa-de-fim-de-semana
  • studio-lak; reforma-da-área-social; decoração-de-estilo-eclético; design-moderno-brasileiro
  • carolina-gava; campos-de-golfe; canto-alemão; passa-pratos; madeira-de-demolição
  • mareines-arquitetura; casa-onda; arquitetura-paramétrica; casa-na-pedra; casa-diferente
  • paula-müller; cobertura-linear; cozinha-azul; reforma-completa; décor-praiano
  • phil-nunes; apartamento-modelo; apartamento-decorado; apartamento-compacto; estilo-praiano
01 jun

Projeto Em Casa Tombada

Quem chega ao bar "muy encantador" feito por Nauzet Rodríguez Ruiz em Yucatan no México não imagina que o projeto acolhedor e de ar casual é fruto de minucioso estudo que envolveu a casa tombada.

Qualquer arquiteto que já tenha trabalhado com um imóvel tombado pelo patrimônio histórico sabe o quanto é delicado lidar com esse tipo de projeto que envolve pesquisas e estudos das características do imóvel onde volumetria, cores, materiais e elementos arquitetônicos devem ser respeitados, preservados e restaurados dentro da legislação específica de tombamento de cada lugar. E foi esse processo que aconteceu com este bar aprazível.

A casa, um monumento histórico tombado pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México, passou por uma reformulação completa para abrigar o bar que tem atraído olhares no mundo todo com projeto absolutamente fiel à construção original.

Para isso, a sacada da fachada modificada há muitos anos foi restaurada, assim como as portas já existentes. Dois tetos foram reconstruídos e os andares originais restaurados e reforçados por pilares ocultos. As paredes internas ganharam acabamentos similares aos originais.

O projeto de Nauzet Rodríguez preservou a modulação da casa, longilínea, em forma de fita, pela qual os ambientes do bar (outrora quartos) se desenvolvem. Na área externa, as paredes meio descascadas, cheias de limo e com o reboco original foram mantidas em respeito à passagem do tempo.

Para banheiros, estoque e escritório, construídos à parte no quintal, o arquiteto teve o desafio acrescentar elementos contemporâneos que conversassem com o edifício antigo. Optou por uma austera construção em concreto que se mimetiza ao ambiente.

Para a decoração, também assinada por ele, escolheu a estética industrial rústica com instalações à vista, ferro e madeira.

Fotos: Juan Sánchez Cano

FICHA TÉCNICA

Tipologia: Comercial

Local: Merida, Yucatan, México

Arquitetura e Interior: Nauzet Rodríguez

Área: 196 m²

Ano de Conclusão: 2016

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM