• casa-cor; casa-cor-mg; minas-gerais; belo-horizonte
  • casa-e-tintas
  • instituto-do-mundo-arabe
  • museu-nacional-do-catar
09 abr

​Um Loft Na Suécia

Projetos | Interiores

Nunca imaginei que fosse gostar de arcos fora de seu conceito original; arquitetura milenar romana, mas não é que neste loft do século 21 eles conferiram o maior charme? Mistura do antigo com o novo, esse apê de estilo industrial merece uma pausa para ser desfrutado.

Mas antes quero te contar uma coisa. Deus sabe que eu procurei. Recorri a todas as minhas táticas para descobrir o arquiteto que fez este apartamento maravilhoso na Suécia, que inclusive vi que apareceu em várias revistas e programas de TV suecos e que agora mostro aqui. Mas não tive sucesso. Assim, se por acaso você que está lendo esse post agora souber, por favor me avise para que eu dê os devidos créditos. Obrigada.

UM LOFT ACOLHEDOR

Não que ele seja de outro mundo ou requintado. Não. Mas este loft de cinema exibe uma aura de acolhimento e pertencimento que vemos em poucos espaços; qualidades que os deixam irresistíveis. Mas deixa eu te contar pouco sobre ele aqui. Esse loft mistura design contemporâneo, ares de castelo medieval e a vista deslumbrante de um lago que no dia dessas fotos estava congelado, tudo branquinho. Dá até para a gente se imaginar tomando um vinho ou conhaque na varanda, desfrutando a vista.

Com 140 m² distribuídos em dois andares, ele fica na cobertura de um prédio de 1900 e passou obviamente por uma reforma. No primeiro andar estão seu vestíbulo, banheiro, varanda de onde se avista o parque com o lago, e a sala de jantar separada apenas por um balcão da cozinha americana. Este ambiente foi trabalhado na paleta de tons mais frios e eu chamo atenção para alguns detalhes que gostei muito: o armário preto ao lado da mesa de jantar que tem uma textura na porta, os armários da cozinha também pretos com puxadores cobre, e os subway tiles revestindo a coifa do fogão. Neste ambiente, os vasos de plantas humanizam o espaço.

ARQUITETURA EM ARCO; UMA JOIA RARA

O acesso ao andar superior se dá por uma escada de madeira ao lado da porta de entrada que leva ao estar íntimo da casa. E é lá no segundo andar onde está a verdadeira joia arquitetônica: tetos e vigas aparentes que reforçam o caráter antigo que com a reforma assimilou o estilo industrial descolado e os arcos maciços de tijolos (olha eles aí, meus novos afetos) que foram mantidos fazendo a transição dos ambientes.

Lá estão também a lareira, o banheiro com sauna (as saunas são uma tradição sueca e é comum tê-las em casa) e os três quartos, todos de tetos baixos e inclinados (até demais, se você reparar. Acho que eu teria um pouco de aflição, rsrs), aberturas zenitais para absorver a maior quantidade de luz possível, já que o inverno é bem escuro, e seus papeis de parede meio kitsch, mas que neste contexto ficaram absolutamente encantadores!

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM