• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
25 mar

​Um apê inundado de cores e plantas

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

Ando apaixonada por cores e plantas e me identifiquei com essa história aqui, olha só. Criada especificamente para um evento no apartamento da estilista carioca Isabela Capeto, a intervenção cenográfica agradou tanto que acabou incorporada ao decór definitivo.

Em novembro do ano passado, em função da pandemia, a estilista usou o próprio apartamento de 232 m², num charmoso edifício dos anos 50 na Avenida Ruy Barbosa, no Flamengo, RJ, como cenário para gravar o vídeo de apresentação de sua nova coleção "Brotar", dirigido por Caio Blat e Luisa Arraes para a abertura do SPFW. Para atender à proposta, Isabela pediu ajuda à tia, a paisagista Anna Luiza Rothier, que teve a ideia de inundar o apê de plantas. Para quem não viu, o elenco principal do vídeo é formado por um grupo de dança que evolui pelos cômodos da casa, exibindo (além de máscaras, claro!) vestidos típicos da estilista, com muitos detalhes artesanais e estampas coloridas; suas marcas registradas.

PLANTAS NO LIVING, NA VARANDA E NO LAVABO

Nenhum ambiente da casa ficou de fora e até o lavabo que, teoricamente, não precisaria, pois já tem um tecido na parede com estampa de Costelas de Adão, recebeu as suas plantinhas! "Na verdade, a Isabela já tinha muitas plantas em casa, mas não era nada exagerado como acabou ficando propositalmente, já que a minha interferência tinha fins cenográficos", explica Rothier. "Mas ela gostou tanto do resultado que, após a gravação, me ligou toda empolgada avisando que queria manter aquele clima urban jungle", completa. No dia seguinte, a paisagista voltou ao apê com um caminhão carregado de plantas cultivadas em seu próprio horto.

As plantas que precisavam de mais luz natural foram concentradas na varanda da sala e do quarto, e aquelas adequadas à sombra foram redistribuídas pela casa, incorporando-se ao décor existente, assinado pelo escritório Ouriço Arquitetura. A varanda coberta do living é, sem dúvida, o ponto alto! Nela Anna Rothier caprichou nas plantinhas distribuídas no alto de todo o janelão, que tem uma vista maravilhosa e definitiva para o Pão-de-Açúçar, e que foram realçadas ainda mais pela "moldura" criada pelo marco pintado de azul turquesa, meio esverdeado.

PLANTAS NA BIBLIOTECA

Outro ambiente que amei, porque reúne duas de minhas maiores paixões - livros e plantas - é a biblioteca. Com prateleiras do chão ao teto, os livros de Arte, Moda e Literatura da estilista agora convivem com syngoniuns e filodendros, estrategicamente posicionados no espaço aéreo para formar uma cascata verde que tende a se avolumar com o tempo. Fico só na dúvida sobre como cuidar dessas plantinhas no dia a dia... A cozinha também entrou na "dança". Aberta para a sala, ela foi invadida por samambaias, dracenas, syngoniuns e jiboias, que se enfileiram no alto dos armários. E para finalizar o quarto da estilista que, voltado para o Morro da Viúva, teve a varanda completamente tomada por vriesias, neomaricas, pleomelles e dracenas.

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE TENDÊNCIA URBAN JUNGLE

Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio

Fotos da estilista e da paisagista: Lilia Mendel

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM