• noel-marinho-mural-releitura-modernista
  • apartamento-masculino; apartamento-pequeno; apartamento-charmoso; apartamento-funcional; soluções-decor
  • quarto-feminino; quarto-aconchegante; reforma-de-quarto; quarto-suave
  • apê-jovem; marcenaria-sob-medida, design-orgânico; botti-arquitetura; paleta-suave
09 jul

Um apartamento Instagramável

Projetos | Interiores Compartilhe no Whatsapp

A primeira reforma a gente nunca esquece, né? Principalmente quando ela é bem sucedida, caso desse apê charmoso feito pelas arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso para um casal de escritoras cuja empreitada era um sonho antigo.

Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso, da Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores, receberam uma missão especial para esse apartamento térreo de 95 m² em Botafogo, no Rio de Janeiro: ambientes "Instagramáveis" e bastante espaço para guardar os livros, já que as proprietárias são editoras e escritoras e já trabalhavam em home office antes mesmo da pandemia. E aí você me pergunta: "Janina, o que são esses ambientes Instagramáveis?" São aqueles ambientes que ficam bem nas fotos e vídeos. Mas deixa eu te explicar.

Essa necessidade surgiu porque as clientes possuem um perfil no Instagram sobre literatura e escrita criativa, com mais de 40 mil inscritos, e dão cursos on-line sobre o tema. Tudo de casa. Com o aumento da demanda, precisavam também de um espaço de trabalho com boa iluminação. Assim, a reforma foi total: revestimentos novos, marcenaria projetada, integração sala de estar e varanda, e instalação do novo escritório.

ESTILO INDUSTRIAL E MARCENARIA DESENHADA

O estilo industrial e os tons mais escuros, do gosto das clientes, foi o adotado e marcam presença na decoração e em algumas peças de mobiliário, como nas estantes em serralheria, dosados com elementos em madeira e base neutra. "Para contornar a altura do pé direito baixo – o teto na laje, sem rebaixamento, tem apenas 2,5m de altura – foram usados trilhos, arandelas e fitas de led nas prateleiras, reforçando essa estética", explica Juliana.

A sala de estar possui 25 m² e integra todo o ambiente social: o ambiente de estar com TV, que ganhou parede de tijolinhos brancos, o escritório / varanda e a sala de jantar. Todo mobiliário é novo, com exceção da estante de livros em serralheria, da chaise Charles Eames e da mesa lateral Eileen Gray; os dois últimos ícones do design contemporâneo. No jantar (que eu achei um charme, pois me lembrou uns apês parisienses que visitei) chamo atenção para a estante repleta de livros e o trio de espelhos desenhado pelas arquitetas. A cozinha também integra o ambiente social parcialmente aberta para a sala, com uma bancada em marcenaria compartilhada pelos dois cômodos. O piso, inspirado nos ladrilhos hidráulicos, é um dos destaques do ambiente com seu padrão geométrico nas cores branco, preto e cinza.

VEJA TAMBÉM: COZINHAS PLANEJADAS EM APÊS PEQUENOS

O quarto de casal possuía apenas 11 m² e uma planta não convencional que gerava uma quina, além da porta da suíte que dificultava a circulação interna do banheiro. As arquitetas aproveitaram para criar uma marcenaria e alinhar o cômodo criando um painel ripado em toda a extensão da parede principal, com nicho, armários e suporte para a TV, que ainda camufla o acesso ao banheiro da suíte, com portas de correr. Para a dupla de arquitetas, o projeto foi finalizado com a sensação de dever cumprido: "As clientes estavam muito abertas às sugestões e com o gosto muito alinhado ao do nosso escritório. Elas executaram tudo que projetamos e no final ficaram muito felizes e satisfeitas com a 'nova casa'. Este é o nosso objetivo, que os clientes fiquem contentes com o investimento, com o resultado", comemora Juliana.

Fotos: Luiza Schreier

apartamento- instagramável; reforma-de-apartamento; estilo-industrial; ambientes-integrados; cozinha-aberta
A mesinha Eileen Gray é um ícone do design!
apartamento- instagramável; reforma-de-apartamento; estilo-industrial; ambientes-integrados; cozinha-aberta
A estante e os espelhos têm desenho da Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores.
apartamento- instagramável; reforma-de-apartamento; estilo-industrial; ambientes-integrados; cozinha-aberta
O quadro é da Urban Arts.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM
                     

 

 

INSTAGRAM
   Follow Me    ESTAMOS AQUI TAMBÉM